Sete meses após ter encerrado uma primeira tentativa de licitação, o Metrô de São Paulo voltou a lançar o projeto de construção do túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).
O edital deverá ser disponibilizado nesta quarta-feira, 16, com previsão de abertura das propostas no dia 26 de maio.
O Metrô tenta colocar o projeto em execução desde o final de 2020 quando a primeira versão da licitada foi lançada. Após alguns adiamentos, as propostas foram entregues em abril do ano passado, mas quatro meses depois a companhia considerou o certame fracassado após dois consórcios apresentarem propostas, o CTS – LINHAS 2 E 4, que foi inabilitado e o TDEC-TER-SOM, desclassificado.
A solução adotada pela companhia será a construção de um segundo túnel entre o final da esteira rolante e o mezanino da estação Paulista e que será usado no sentido Linha 2-Linha 4. Com isso, o trecho em ‘S’ que leva ao final da plataforma da estação Paulista será exclusivo para o fluxo de passageiros que seguem no sentido de Consolação.

O trecho do túnel onde hoje existe uma esteira, no entanto, continuará sendo dividido para ambos os fluxos. A obra tem prazo de execução estimado em 36 meses, ou seja, se o contrato for assinado em meados deste ano, a nova estrutura deverá ser disponibilizada por volta de 2025.