Entenda como será o novo túnel de ligação entre as estações Paulista e Consolação

Licitação que selecionará a empresa que construirá a nova estrutura tem data de entrega das propostas marcada para março de 2021

Túnel de ligação entre a Linha 2 e Linha 4: alívio a caminho

No ultimo dia 23, o Metrô de São Paulo tornou publica a licitação para a construção de um novo túnel ligando as estações Paulista da Linha 4-Amarela à estação Consolação da Linha 2-Verde. A integração é conhecida por ser uma das mais movimentadas do sistema e, com o aumento contínuo da demanda (freada temporariamente pela crise do COVID-19) uma nova intervenção se faz necessária. Vamos destilar as principais informações obtidas no edital e anexos para que possamos ter uma visão mais ampla sobre esse tema.

Justificativa

Não é de hoje que os passageiros veem e sofrem cotidianamente com a lotação no sistema metroferroviário. Essa é uma situação que não se limita apenas a lotação nos trens, mas também as famosas baldeações. Um dos gargalos mais importunos é o que existe hoje entre as Linhas 2 e 4 do Metrô. Basicamente composta por uma série de túneis, essa transferência vem enfrentando constantemente os problemas causados pela lotação, provocando desconforto aos passageiros.

Esquema da atual transferência entre as Linhas 2 e 4

Basicamente, podemos dividir o percurso entre as linhas em 3 segmentos. Partindo da estação Consolação encontramos o primeiro túnel com comprimento de 90 metros. Sua largura era compatível com 3 esteiras rolantes e uma rampa (há de se lembrar que as esteiras foram removidas da estação). O segundo túnel, já na área da Linha 4, possui 37,6 metros de comprimento sendo dotada de 3 escadas rolantes e 1 fixa. O último túnel possui 43,6 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, essa tem como final o mezanino da estação Paulista.

Um estudo encomendado pelo Metrô revelou que em 2015 o fluxo de passageiros na transferência era de 22.500 passageiros por hora, um número que na época já era responsável pela desconfortável “marcha dos pinguins”. A estimativa é e que em 2030 esse volume aumente em assustadores 50% do fluxo, atingindo um tráfego de 34 mil passageiros. É com esse cenário em vista que surge a inescapável necessidade de realizar uma obra dessa envergadura.

Obras

A construção do novo túnel será realizada utilizando dois métodos construtivos diferentes, o NATM (New Austrian Tunnelling Method) e o VCA (Vala a Céu Aberto). Esse ultimo será utilizado para a escavação do novo Poço de Ventilação contemplado no projeto.

Nas imagens a seguir podemos ver a planta e os cortes do projeto. Observe que ele está dividido em três segmentos. O primeiro túnel que sai da área da Linha 2, próximo a entrada das salas técnicas de Consolação e vai até o poço de ventilação.  O próprio poço de ventilação, onde uma linha para contagem de passageiros será instalada, e por fim o segundo túnel, atingindo a estação Paulista da Linha 4-Amarela.

Divisão de segmentos do túnel
Corte do Túnel: à esquerda, o túnel atual da estação Consolação e ao seu lado o poço que servirá de acesso para as escavaçõe. Á direita, o mezanino da estação Paulista (CMSP)

Ao total, o túnel deverá cerca de 90 metros de comprimento e vencerá um desnível de quase 5 metros em rampa máxima de 6%.  É possível ver nas imagens a seguir os locais de onde serão escavados os túneis da nova transferência.

Além das próprias obras civis, a empresa que vencer a concorrência deverá realizar o remanejamento de estruturas elétricas na Linha 2-Verde, sendo elas: Tração, Média Tensão, Telecomunicações e Sinalização. Deverá haver também a instalação de sistemas de alimentação elétrica e telecomunicações para a Linha 4-Amarela.

Prazos

Um dos pontos mais importantes de qualquer projeto é o prazo. A entrega das propostas para a licitação está marcada para o dia 09 de março de 2021, lembrando que o critério de julgamento será o menor preço. O período do contrato é de 43 meses (3 anos e 7 meses), sendo 36 meses (3 anos) para execução das obras propriamente ditas.

Foi também divulgado uma tabela de datas marco com uma estimativa de como será o andamento do projeto. Vale destacar que alguns pontos do projeto só se iniciam após a ordem de serviço emitida, portanto algumas das datas foram acrescidas de suas respectivas OS. Confira as principais datas:

  • Ordem de Serviço – Implantação da Obra Civil (200 dias)
  • Impermeabilização/Revestimento Secundário do poço (200 dias + 205 dias)
  • Shaft para remanejamento de cabos da Linha 2 (200 dias + 350 dias)
  • Acabamento dos Túneis (200 dias + 505 dias)
  • Paisagismo (200 dias + 795 dias)

 

  • Ordem de Serviço – Projetos Executivos e Implantação de Sistemas (345 dias)
  • Remanejamento de cabos da Linha 2 (345 dias + 270 dias)
  • Comissionamento do Sistema de Alimentação Elétrica (345 dias + 545 dias)
  • Comissionamento de Sistemas Auxiliar (345 dias + 545 dias)
  • Comissionamento do Sistema de Telecomunicações (345 dias + 560 dias)
  • Conclusão da implantação dos sistemas (345 dias + 590 dias)

Caso o contrato seja assinado ainda em março de 2021, o prazo máximo para entrega deste empreendimento será outubro de 2024. Considerando as previsões expostas pelo Metrô, de franco crescimento da demanda de passageiros que utilizarão a transferência entre Consolação e Paulista, a obra virá em momento oportuno trazendo alívio no gargalo hoje existente, além do conforto e segurança, garantias inegociáveis para os passageiros de todo o dia.

15 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alex Hoera
4 anos atrás

Realmente claustrofóbico, só quem vive essa rotina tenta encontrar alternativas pra não ser engolido pela multidão!

Alexandre Ferigato
4 anos atrás

Será,infelizmente as obras no Brasil principalmente em SP é muito divisão

Arnaldo Ferreira
Arnaldo Ferreira
4 anos atrás

Mais que necessário obras por melhorias no fluxo de passageiros, é desastroso vivenciar diariamente este cenário multidões aglomerados a beira do colapso, pondo em risco a saúde e integridade humana.
Que seja pra ontem esta obra os usuários merecem respeito e segurança.

Israel Daniel de Lima
Israel Daniel de Lima
4 anos atrás

Mal planejamento. Como tudo que envolve as obras do metrô e monotrilho. Primeiro fazem a obra. Depois, os remendos. Esticadinhos.

Alvaro Janeiro
Alvaro Janeiro
4 anos atrás

Mais de 3 anos de construção para um túnel de 90m? E eu que imaginava que já encontrava-se pronto…

Gabriel
Gabriel
4 anos atrás

Em 2018 anunciaram essa obra a cargo da linha 4 e entregue em um ano, agora criam uma nova licitação que levará 3 anos para ser entregue. Realmente é criar dificuldade para vender vantagem para alguém, não tem outra explicação. Será que ninguém previu tal.demanda? Da a entender que foi “mal feito” de propósito.

Eduardo Green
Eduardo Green
4 anos atrás

3 anos pra construir um túnel peatonal de 90 metros? Nesse mesmo prazo um país sério/comprometido consegue fazer uma.linha de 90 km com os trilhos, estações e acessos…que vergonha

Djalma Batista
Djalma Batista
4 anos atrás

Preocupado com a população, o governo do estado gastou com projeto terceirizado, que também procura soluções para “acomodar” os passageiros que são em número superior ao estimado; Lamentavelmente não pretendem nem de longe, trazer conforto ao cidadão que vê seu dinheiro arrecadado com impostos exorbitantes, escoando pelo ralo da corrupção em desvio de verbas que seriam destinadas a um transporte sobre trilhos, com dignidade.

Sander Norio Rezende
Sander Norio Rezende
4 anos atrás

Sério que vai ser assim? Vão aliviar a parte da escada, mas a parte das esteiras/rampas vai continuar tudo igual? Pois a ligação está sendo feita do acesso da estação paulista ao trecho entre as escadas e as rampas. Ou seja, daqui a pouco tempo (ou melhor, quando inaugurar) vão ter que pensar em um terceiro túnel para aliviar esse trecho.

Leoni
Leoni
4 anos atrás

Mais uma falha dos arquitetos planejadores do Metrô de SP, demonstrando que estão despreparados para calcular a demanda de passageiros, e o dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.

João Paulo Barcellos
João Paulo Barcellos
4 anos atrás

Vale lembrar que o fluxo se mantém nas entradas e saídas do metrô, que cotidianamente estão lotadas, o correto seria ampliar também essas áreas, não ampliando o trajeto até elas, mas ampliando seu acesso. Em dias de chuva nos horários de pico inúmeros passageiros ficam esperando na chuva para poderem entrarem nas estações.

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

O gargalo do primeiro túnel vai continuar, o túnel novo vai pegar no meio do primeiro túnel então não vai resolver nada. A boca do túnel da Consolação ainda é a mesma para todos.

Paulo rogerio
Paulo rogerio
4 anos atrás

Só 90 metros, é so fazer como no japao, esteiras rolantes q ficara muito barato e rapido de se fazer….agora fazer metro pra isso fala serio…jogar dinheiro fora, ah mais nao posso esquecer é gestao do PSDB, associaçao de malfeitores de SP, agora tem um prefeito safado que aumentou seu salario e de seus secretarios em 46%, tirou a gratuidade dos idosos no transporte publico e fora um governador playboy q so ta fazendo besteira, vai pagar um bilhao de multa pra deixar o transporte publico ao amiguinho dele de Sao Bernardo do campo, era um metro q iria ajudar o povo do ABC….lastima isso…

Maris
Maris
4 anos atrás

Vamos torcer para que fique pronto em breve e seja eficiente

Renato
Renato
4 anos atrás

E a estação Taboão, linha amarela até agora nada! Até quando teremos que esperar?