MetrôRio oferecerá sinal de celular em toda a rede até o fim do ano

Avatar
Expectativa é que todo o sistema metroviário da cidade tenha sinal de telefonia celular até o fim de 2021
Trem do MetrôRio (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Invepar, controladora do MetrôRio, anunciou nesta semana ter fechado um acordo com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo para que toda a estrutura metroviária subterrânea como galerias, estações e túneis tenham sinais de celular destas operadoras.

As três linhas do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) fazem parte do acordo firmado. A instalação das antenas ocorrerá de forma gradual; as duas primeiras etapas do cronograma foram finalizadas e já habilitaram a cobertura de voz e dados entre as estações Uruguai e Largo do Machado.

A concessionária acredita que até agosto seja implementado o sinal nas estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório e, até o fim do ano, todo o sistema esteja coberto.

A implentação vem ocorrendo durante as madrugadas para evitar transtornos aos passageiros.

Foi adotado um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS), que se conecta às estações base de comunicação das operadoras. A MetrôRio informa que serão mais de 30 km de fibra óptica na nova rede, e os cabos são compartilhados entre Claro, Oi, TIM e Vivo.

Sem sinal

Ao contrário do Rio, o Metrô de São Paulo tem tido dificuldades para implantar o mesmo tipo de serviço. O sinal existe em alguns ramais mas está ausente no trecho subterrâneo da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade.

Em nota em 2020, a concessionária afirmou que estava em negociação com as operadoras para disponibilizar o sinal, mas sem previsão de implantação.

Total
11
Shares
Previous Post

Em rede social, Metrô já não assume Linha 17-Ouro pronta em 2022

Next Post

Leilão de concessão de estações da CPTM em Mogi das Cruzes fracassa

Related Posts