Metroviários de São Paulo entram em “estado de greve”

Categoria reivindica novo concurso público e pagamento de Steps para todos os funcionários

Trens da Linha 2-Verde no Pátio Tamanduateí
Trens da Linha 2-Verde no Pátio Tamanduateí (Jean Carlos)

O Sindicato dos Metroviários informou que a categoria entrou em estado de greve, com mobilizações para protestar contra a decisão do Metrô de São Paulo referente a questões salariais e trabalhistas.

De acordo com a entidade em comunicado, houve uma negativa por parte do Metrô de iniciar negociações sobre o Plano de Carreira, o pagamento dos chamados Steps, uma espécie de progressão de reajustes salariais, e a abertura de novo concurso público.

Por meio do sindicato, os metroviários vem com frequência relatando um quadro de funcionários insuficiente e a necessidade de novas contratações, mas se manifestando também contrários a terceirização do setor de manutenção de vias e trens.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Com o movimento, a categoria espera pressionar pela abertura de conversas com a diretoria do Metrô e no próximo dia 11 realizará nova assembleia para definir os próximos passos do movimento.

Caso haja a conversa entre as partes, o sindicato deseja apresentar os seguintes pontos de reivindicação:

– o término do limite de 1% da folha de pagamento para pagamento dos steps;
– o encerramento do critério de “Análise comportamental” para as promoções e concursos;
– criação de oportunidades mais justas para os Oficiais de Manutenção: concurso interno para encarregado, técnico e supervisor;
– o retorno da nota de corte do concursos para 6,5 e desvinculado da meta geral por gerência e diretoria.

Até o presente momento ,embora estejam em estado de greve, não há indicativo de paralisação ou impactos nas operações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.