Destaques Linha 18

Ministro das Cidades quer que Linha 18-Bronze comece a ser construída até o final do ano

Bruno Araújo, do PSDB, retomou processo de autorização para liberação do financiamento externo para pagar as desapropriações da linha do ABC
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 – Bronze

Empossado como ministro das Cidades no governo do presidente interino Michel Temer, Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, quer destravar o empréstimo internacional necessário para que a Linha 18-Bronze do Metrô possa finalmente ter as obras iniciadas. Segundo ele, a expectativa é que a autorização seja dada nos próximos meses e que o governo paulista possa conseguir o financiamento para que a linha seja iniciada até o final do ano.

O ministro revelou que haverá uma reunião de trabalho já na semana que vem para estudar a razão de o empréstimo ter sido negado pela gestão Dilma Rousseff. Também na semana que vem tomará posse o novo secretário nacional de Transportes Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, que trabalhava justamente no Metrô de São Paulo e conhece bem o assunto.

Segundo o governo federal, nos próximos dois meses deverá ser dado o aval pelo Tesouro Nacional para o empréstimo, faltando então a aprovação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

PPP e monotrilho

A Linha 18-Bronze ligará a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde ao ABC Paulista, passando por São Caetano do Sul, uma pequena parte de Santo André e terminando no centro de São Bernardo do Campo, na sua primeira fase, com cerca de 14 km de extensão. Ela será feita em monotrilho por meio de uma PPP (parceria público-privada), duas novidades que o governo do estado tem bancado e cujo resultado ainda é pouco claro. O prazo de construção era de quatro anos quando houve a assinatura do contrato, ou seja, caso as obras comecem, é provável que a nova linha esteja pronta por volta de 2021.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • Já é e vai ter que ser hora do Governo iniciar as obras da Linha do Metrô em Monotrilho 18 Bronze para a Capital Paulista, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo

Airway