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Não se deve confundir monotrilho sendo rebocado por outro como “colisão”

Boato voltou a se espalhar em redes sociais de forma irresponsável após falha em uma composição da Linha 15-Prata na quinta-feira, 8

Trens do monotrilho conectados para serem rebocados: boato de colisão só serve para gerar pânico desnecessário
Trens do monotrilho conectados para serem rebocados: boato de colisão só serve para gerar pânico desnecessário

A cena não é nova e já ocorreu diversas vezes nos dez anos em que a Linha 15-Prata está aberta: um trem de monotrilho conectado a outro é rebocado após uma falha.

Na noite da quinta-feira, 8, houve uma falha de tração em dos trens Innovia 300 e a solução para levá-lo ao pátio foi acionar outra composição para rebocá-lo.

No entanto, a imagem dos dois trens conectados circulou com afirmações falsas de que havia ocorrido uma colisão.

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O Metrô rapidamente desmentiu o rumor embora ainda assim afirmações falsas ou de sentido dúbio tenham circulado na internet.

Trens do monotrilho são conectados por um mecanismo no "nariz" da composição
Trens do monotrilho são conectados por um mecanismo no “nariz” da composição

É algo lamentável já que brinca-se com segurança e com a imagem do modal, há muito alvo de informações distorcidas repercutidas com segundas intenções.

Por outro lado, o mecanismo desenhado pela Bombardier, fabricante do monotrilho da Linha 15, dá margem a interpretações errôneas, infelizmente.

Como os trens possuem uma parte frontal mais “aerodinâmica”, a solução para chegar ao conector entre os vagões é elevar uma porta em ambas as unidades.

Ao serem conectados, a aparência é de que os dois trens sofreram algum tipo de choque que “deslocou” a referida “tampa” para cima.

Trem da Linha 17
Trens da Linha 17 são equipados com baterias de emergência e poderão dispensar reboque em muitos casos (BYD)

Linha 17-Ouro terá trens com baterias

Contribui também os dois choques reais ocorridos anos atrás e cujas imagens circularam com bastante força nas redes sociais e na imprensa.

Na Linha 17-Ouro, essa situação será resolvida de outra forma na maiores do casos.

A BYD, fabricante do trem que circulará no ramal, equipou os monotrilhos com um sistema de baterias de emergência que permitirá as unidades possam se mover lentamente até uma estação caso ocorra algum tipo de imprevisto.

Talvez valesse a pena o Metrô produzir algum tipo de vídeo explicativo mostrando o engate entre os trens da Linha 15 a fim de orientar passageiros e mesmo pessoas que testemunham a operação a não caírem no erro de julgamento.

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