Nova área de manobras da Linha 15 em Vila Prudente entra na reta final

Metrô de São Paulo solicitou licença ambiental de operação do trecho. Viário foi liberado nesta semana após fim da obra bruta
Extensão da Linha 15 em VIla Prudente (CMSP)

Depois de iniciar os testes com os trens da Linha 15-Prata após a estação Jardim Colonial, o Metrô de São Paulo está na reta final para concluir a obra da extensão do ramal de monotrilho após Vila Prudente.

O presidente da companhia, Silvani Pereira, revelou nesta quarta-feira (31) que o tráfego de veículos na Avenida Professor Luiz Inácio Anhaia Mello após o fim da obra bruta da área de manobras – os trabalhos seguem na instalação dos equipamentos e sistemas do track-switch e das vias.

Silvani também anunciou que o Metrô solicitou à Cetesb a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a operação do trecho oeste. As etapas fazem parte do processo de mudanças a serem aplicada à operação da Linha 15-Prata com o novo esquema de vias.

Tráfego de veículos liberado sob o monotrilho (CMSP)

As duas extensões têm como principal premissa permitir a manobra dos trens fora da área do trecho de circulação de passageiros. Atualmente os dois aparelhos de mudança de vias se localizam antes das estações Vila Prudente e São Mateus, impedindo estratégias mais velozes no carrossel.

Com a mudança, o Metrô poderá utilizar ambas as plataformas de Vila Prudente para realizar embarques e desembarques simultâneos. Na outra ponta isso ocorrerá na estação Jardim Colonial e no futuro, com mais estações implantadas, a companhia poderá implantar um looping interno a partir de São Mateus.

Além de otimizar a oferta no ramal de monotrilho, as mudanças também são um preparativo para o aumento na demanda da Linha 2-Verde, que chegará até Penha em 2026. Por essa razão, o Metrô também está ampliando os acessos entre as duas estações da Vila Prudente. Esse projeto tem previsão de conclusão em 2023.

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