A implantação do sistema CBTC, de controle de trens, nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô atrasou mais uma vez. Agora a companhia prevê que a modernização só entrará em operação em março deste ano na primeira e em dezembro na segunda.
O projeto está a cargo da empresa Alstom, que também é responsável pela instalação de portas de plataforma em quatro estações dos dois ramais.
Até dezembro, a previsão do Metrô era que a Linha 1 passasse a ter a operação comercial por CBTC em fevereiro, assim como das PSDs de Jabaquara e Tucuruvi. Na nova previsão, o sistema entrará em funcionamento pleno neste mês. A empresa vem realizando testes aos domingos para simular uma operação em horário de pico.
A situação da Linha 3-Vermelha, a mais lotada do Metrô, é mais complicada. A meta era entregar o CBTC e as portas de Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera em julho, mas agora a companhia desmembrou o cronograma.

Segundo ele, as PSDs de Barra Funda passarão a funcionar em agosto enquanto Itaquera terá as fachadas funcionando em outubro. Já o sistema CBTC só será entregue em dezembro.
Sobre as portas de plataforma, a Alstom já montou as estruturas em Jabaquara e Tucuruvi e está realizando testes em ambas. As PSDs de Barra Funda já foram entregues, mas ainda não foram levadas para a estação. Por fim, as fachadas de Itaquera chegaram ao Brasil, mas estavam na alfândega sendo desembaraçadas.
Maior segurança e eficiência
A implantação do sistema CBTC é crucial para aprimorar a operação nas três linhas mais antigas do Metrô. O sistema já é usado nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata e permite um funcionamento mais eficiente e seguro dos trens. Já as portas de plataforma evitam acidentes e também colaboram para que as viagens não sofram interrupções.
Além desse contrato, o Metrô também tem outro projeto de instalação de PSDs, com o consórcio Kobra, que foi retomado em 2021.