As obras de requalificação e ampliação da estação da Luz, contrata pela CPTM, chegaram a mais um marco em fevereiro com a conclusão da escavação do túnel de ligação com a Linha 4-Amarela.
A obra, realizada por meio da técnica de túnel mineiro (NATM ou New Austrian Tunelling Method), teve como desafio avançar sob os alicerces da histórica estação.
Para evitar riscos à estrutura inaugurada em 1901, o Consórcio Construtor Túnel da Luz fez uso de como “Tunnel Liners e Enfilagens” além de estacas raizes que garantiram a estabilidade do terreno.

O novo túnel terá 125 metros de extensão e 9 metros de largura e levará o passageiro do subsolo da estação da CPTM até a área de escadas de acesso às plataformas da Linha 4-Amarela.
Com isso será possível dividir o fluxo de usuários em dois sentidos, evitando aperto e rotas cruzadas.

O projeto também inclui novos sanitários e um acesso na Rua Mauá, entre outros detalhes.
O custo do contrato é de R$ 60,8 milhões, conforme o último aditivo assinado em janeiro e que estenderam as obras por mais um ano, o que deve levar à inauguração em meados de 2026.
Amém
Alguém sabe de um mapinha que mostra de onde sai, o percurso e pra onde vai esse túnel?
Bacana a ideia
Ah, achei, achei
https://www.metrocptm.com.br/novo-tunel-de-ligacao-entre-cptm-e-o-metro-na-luz-devera-ficar-pronto-ate-2024/esquema-tunel/
acho que poderiam terminar antes, mas sempre tem que deixar para o ano de eleição!!!!