Novo túnel de transferência da estação Luz da CPTM atinge a parede de contenção da ViaQuatro

Escavações, que estão na reta final, atingiram a parede da estação da Linha 4-Amarela. Obras deverão ser entregues no segundo semestre de 2025, segundo dados da CPTM
Túnel da Luz atinge estação da ViaQuatro
Túnel da Luz atinge estação da ViaQuatro (Reprodução)

A construção do túnel de ligação entre a CPTM e a ViaQuatro na estação Luz chegou a um marco importante. Segundo uma publicação em rede social de um profissional envolvido com o projeto, as escavações atingiram a parede de contenção da estação da Linha 4-Amarela.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As obras de ligação entre as duas estações estão sendo executadas pela CPTM e contemplam uma remodelação completa do acesso para a Rua Mauá.

O objetivo das intervenções é propiciar melhorias substanciais em relação ao fluxo de passageiros na estação. A ligação direta entre o saguão oeste e a ViaQuatro deverá aliviar o principal corredor de transferência.

Túnel de Integração da estação Luz (CPTM)
Túnel de Integração da estação Luz (CPTM)

O túnel está sendo escavado através do método NATM, cuja característica é a retirada sequencial de terra e posterior concretagem. O novo túnel terá 125 metros de extensão e 9 metros de largura.

O custo dessas obras é orçada em R$ 59,9 milhões e tem previsão apra ser concluída no segundo semestre de 2025.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
16 comments
  1. ainda falta mais de 1 ano para a entrega? o que mais falta fazer (além de óbvio finalizar o tunel e fazer o acabamento) e porque vai demorar tanto para a entrega?

    1. Pois é! Eu como leigo pensaria que daria pra abrir no segundo semestre desse ano (2024). Pq ainda vai mais de um ano de obra ai?!

      1. Pessoal qualquer obra do governo seja lá quem for , leva 3 ,4 vezes mais tempo do que obra privada. Vide exemplo linha 6 .

        1. linha 6 é tocada pela iniciativa privada de forma mt expressiva, inclusive no financiamento. obras de metro e trem demoram em qlqr lugar…

    2. Politicagem !!! Sabem, inauguram próximo as eleições, para “enganar” a população e fazerem com que votem neles !!! Manobra eleiçoeira !!! Entenderam “a tática” ou “a estratégia” ou “a malandragem” ??

  2. Não seria por causa dos cuidados em uma região que concentra milhares de pessoas e um edifício de mais de cem anos? se faz correndo e desaba como na estação pinheiros reclamam, vai entender ne.

    1. Seu comentário é sério senhora? Achas mesmo que o muro foi encontrado de surpresa? Porque é difícil conceber que um comentário assim é uma ideia real de uma pessoa.

  3. Meu Deus, chega a ser ridículo, com toda tecnologia e conhecimento disponível hoje, um túnel de 125 metros levar quatro anos pra ser concluído. Não quero nem imaginar o valor da obra que em outro país certamente daria pra construir uma estação inteira.

    1. Se você não sabe qualquer obra subterrânea de demora no mínimo 2 anos pra sair do papel, isso as mais simples, existem muitos processos pra um túnel desse ser escavado com segurança e finalizado pra que ele não ceda no futuro

  4. Que obra lenta! Tragam os chineses e sai em 90 dias. Quase dois anos para 125 metros de túnel! Devem estar usando picaretas e pás.

  5. Vamos raciocinar um pouco antes de criticar…. segundo o que está descrito no projeto, serão 36 meses de obra. Se considerarmos 6 meses para acabamentos, ficamos com 30 meses para escavar 125 metros. Isso dá algo em torno de 4,16 metros por mês, ou algo em torno de 1 metro por semana. O túnel terá 9 metros de largura. Estimemos que serão 4,5 metros de altura. Teremos, então, uma semicircunferência de 4,5m de raio, cuja área será de algo em torno de 31,8 metros quadrados. Portanto, a 1 metro por semana, teremos incríveis 31,8 metros cúbicos de ROCHA precisando ser escavada a cada semana. 6,3 METROS CÚBICOS por dia. Pouco menos de 0,8 metro cúbico por hora, considerando 8 horas de trabalho por dia. E depois de escavar, ainda tem que montar a estrutura de malha de ferro e concretar o arco…. Isto posto, vocês realmente ainda acham que 30 meses para escavar um túnel de 125 metros é muito tempo? Não é terra a ser escavada… é ROCHA !!!!

Comments are closed.

Previous Post

Trem Intercidades: um projeto empobrecido e longe das necessidades atuais

Next Post

Índia: Trem de carga percorre 70 km sem maquinista e em velocidade elevada

Related Posts