A Secretária de Parcerias em Investimento, pasta que promove as concessões do sistema sobre trilhos, deverá iniciar o processo de concessão da Linha 10-Turquesa, a última operada pela CPTM no começo de 2025.
O ramal será leiloado junto com o projeto da Linha 14-Ônix, que a estatal projeta, mas que nascerá fora do seu escopo.
Segundo entrevista do secretário Rafael Benini dada ao canal CNN Money, a concessão das linhas 11, 12 e 13 (Lote Alto Tietê) terá seu edital publicado ainda em novembro. O leilão está previsto para o final de março de 2025.
O executivo afirmou que após o leilão dos três ramais, a pasta começará o processo para lançar a concessão das linhas 10 e 14.
A ideia é que sejam realizadas as primeiras audiências públicas para a concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix. Esta segunda linha deverá ser implantada como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) cortando a zona leste de norte a sul.
A publicação do edital das últimas linhas da CPTM deverá ocorrer ainda em 2025. O leilão poderá ocorrer entre o final de 2025 e o começo de 2026.
Próximos trens regionais
Benini também trouxe previsões sobre os demais trens regionais (Trem Intercidades) que serão lançados. O serviço até Sorocaba será o próximo TIC a ser leiloado.
O TIC Sorocaba deverá ser o último dos leilões das rotas ferroviárias a entrarem em disputa. A rota de trens rápidos deverá promover uma ligação eficiente entre a Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba.
Investimentos
O governo prevê investimentos da ordem de R$ 37 bilhões com o leilão de todos os ativos. Para as linhas 11, 12 e 13 estão previstos investimentos de R$ 13,3 bilhões entre expansão e modernização.
Para as linhas 10 e 14 o montante previsto será de R$ 15 bilhões, alavancado principalmente pela construção da nova Linha 14-Ônix. A escolha por VLT torna o projeto mais barato e fácil de ser implantado, mas de eficiência duvidosa.
O TIC Sorocaba deverá ter investimentos mais simples, da ordem de R$ 9 bilhões. A menor quantidade de estações e um possível compartilhamento de faixa de domínio pode possibilitar a redução dos custos de implantação.
Tempo entre leilões
Uma das preocupações da Secretaria de Parcerias em Investimento é a realização de uma sequência de leilões que não possa exaurir a capacidade total de investimento do setor privado.
A proposta é acompanhar o clima do setor ativamente para soltar os novos projetos em momentos mais oportunos, possibilitando assim maior chance de sucesso aos projetos.
Sabem dizer se ja foi batido o martelo sobre a linha 14 ser um vlt? uma linha como essa, cortando a ZL como um vlt, mesmo que seja perimetral, realmente me parece mais do que duvidoso, parece um belo erro grotesco
o início do fim foi quando Dória e baldy entregaram as linhas 8 e 9. uma concessão que não deu certo, mas que o atual governador defende a empresa com unhas e dentes. tudo que envolve a empresa, quando sobe até a secretaria, fica por isso mesmo.
a politicagem junto com o lobby empresarial vai fazer regredir a malha ferroviária. isso já é visível nas linhas 8 e 9, as melhores da companhia. a PL do Tarcísio dando poderes a uma agência reguladora que a gente sabe que só atende os interesses das concessionárias, é toda uma política de desmonte do estado e de injeção de dinheiro público no privado. mas no Brasil, o verdadeiro pagador de impostos, quem realmente trabalha pra pagar o imposto e sustentar o estado, que cada vez ganha menos e tem seu poder de compra reduzido, parece não se importar e ainda defende com garra quem o oprime. essa é a atual realidade, e acho difícil mudar. parece q quanto mais apanha, mais gosta.
Talvez para quem não usa, tem burrinha do que é estatal e tem no Doria cover um corrupto de estimação a concessão das linhas restantes da CPTM é motivo de comemoração. Mas para quem se tornará refém dessas empresas agora é só lamentar e se preparar para pelo menos 25 anos de raiva. O Doria cover já deixou claro que não está nem aí com as demandas dos usuários e que vai ser pura festa de desperdício de dinheiro dos nossos impostos com generosos montantes de aporte financeiro sem retorno real e que teriam um resultado muito melhor se fossem investidos diretamente pelo estado na CPTM e não nos bolsos dos amigos (ou sócios).
Pelo jeito, o TIC Santos foi abandonado. Pensei que seria incluso com a concessão da L10z
O fim começou quando aquele maldito “gestor” foi eleito. Tava na cara que um cidadão daquele iria começar a dilapidação de absolutamente tudo que podia em prol de seus amiguinhos. Essa gestão do Tarcísio é só o fechamento do caixão.
Não sou de desejar mal as pessoas, mas que esta dupla de safados paguem por essas canalhices.
Em matéria publicada neste site de 10/9/24 “Governo prevê ‘prejuízo” com operadoras privadas de trens entre 2026 e 2028!?
Porém contrariando o atual secretário Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos no podcast da Revista Ferroviária, tentou postergar e omitiu uma situação que já está ocorrendo atualmente, e não após 2026 que inclusive já havia sido previsto por este site em anos passados entre outros que recursos oriundos das tarifas e câmara de compensação seriam insuficientes para cobrir os crescentes rombos financeiros que o Estado deve às concessionárias.
Este atual governador deixará o Estado em péssima situação financeira e ainda segundo o portal “Metrópoles”, na liderança ascendente como maior devedor está São Paulo, com cerca de R$ 281 bilhões, que corresponde a 1/3 das dívidas totais estaduais com União, seguido do Rio de Janeiro, com R$ 160 bilhões, Minas Gerais, R$ 147,9 bilhões, e Rio Grande do Sul, R$ 95,2 bilhões.
Lembrando que a arrecadação paulista corresponde a 1/3 do total da União.
De acordo com os dados foram fornecidos pelo Ministério da Fazenda, via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Esta já é a verdadeira situação financeira presente e não quando findar o cargo!
Onde está este tal “Estado Eficiente” propagado pelos seus seguidores!?
Com relação as concessões afoitas, os gestores criaram uma armadilha que eles próprios armaram por conta de benesses contratuais totalmente descabidas e dentro de algo que dificilmente irá conseguir se desvencilhar e irá repassar já para os próximos governantes em situação caótica, em uma situação mais crítica, com as demais rotas em colisões em desastres financeiros ficaram comprometidas e até serem inviabilizadas.
Em pronunciamento o governador Tarcísio confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”, assim como a concessão das linhas 11, 12 e 13. Segundo suas palavras, seria uma “revocação”!?, um redirecionamento das funções da companhia, e novamente em 7/7/23 mostrou suas verdadeiras intenções na matéria neste site “Privatização do Metrô de São Paulo deve ocorrer em 2025, com a CPTM inclusa”!?
Por conta destas afirmações fica esclarecido que suas intenções foram explicitas, com o Metrô incluso!
Apesar daquele grande fracasso que foi a concessão da Linha 7-Rubi, mas que foi alardeado e feita após maciça publicidade rasteira enganosa como sendo um grande sucesso, pois para a atual gestão, os fins justificam os meios, a prioridade são as concessões atabalhoadas por empresas inexperientes, diferentes e totalmente despreparadas na mesma região.
No andar da carruagem por conta destas decisões o nome do site “Metrô CPTM” será mudado!?