“Cora Coralina”, o maior tatuzão já utilizado na América Latina, quebrou mais um recorde de velocidade em 22 de novembro.
Segundo o CML2, consórcio responsável por operar o equipamento que monta os túneis da Linha 2-Verde do Metrô, a tuneladora escavou 33 metros em 24 horas.
É um ritmo quase 16% mais veloz do que o recorde anterior, de 28,5 metros, atingido em 8 de fevereiro, quando a máquina se dirigia à estação Vila Formosa.
A marca é bastante significativa já que em média tatuzões escavam por dia cerca de 12 metros, dependendo do subsolo.
Perto de chegar na estação Santa Clara
Atualmente, Cora Coralina está percorrendo o trecho entre o VSE Cestari e a estação Santa Clara, com 423 dos 610 metros já concluídos. Portanto, faltam apenas 187 metros para que o tatuzão conclua essa etapa.
O tatuzão da Linha 2 chegou ao poço Cestari em 10 de outubro, mas a data de partida não foi divulgada. A distância restante até Santa Clara deve ser percorrida em até duas semanas, se o CML2 mantiver um ritmo elevado
Após atrasos causados por um impasse com moradores da região do Jardim Têxtil, Cora Coralina partiu do Complexo Rapadura em 27 de novembro do ano passado.
A primeira etapa de escavações inclui quatro estações – Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato -, mas a tuneladora só terminará esse trecho após chegar ao VSE Falchi Gianini. Isso deve ocorrer em 2025.
Bastante irregular a perfuração desse trabalho. Com essa super máquina, que já demonstrou, nesse tipo de solo, ser capaz de perfurar até 33 metros em 24 horas. Mas se pegarmos a média do que foi perfurado e dividir por 360 dias de trabalho, desde o início da perfuração, fica numa média de aproximadamente 7 metros por dia, o que é muito lento, já que o Tatuzão e o tipo de solo permitem muito mais. Muitas e longas paradas para manutenção em espaços muito curtos de tempo contribuem para isso. Vamos ver se faltando 187 metros em 22/11, a Cora Coralina chega finalmente à Estação Santa Clara na 1a. semana de Dezembro, ficando em Manutenção por lá até fim de Dezembro e, assim, partindo para a última etapa, no início de janeiro de 2025, para então ser desmontada, quem sabe, no carnaval.
Toda perfuração de túnel é irregular. O solo não é o mesmo em todos os trechos. Veja a Linha 6, por exemplo. Na Zona Norte existe rocha e na região Central argila.
Mas sua insistência para que o Metrô não faça manutenção na máquina é surreal. Sem manutenção, a máquina vai quebrar.
tenho muito orgulho em trabalhar nessa obra , fico impressionado com a organização e compromisso com todos funcionários dês do ajudante até os engenheiros, só deixo aqui meus parabéns a todos