O que é a Pesquisa Origem e Destino e por que ela é tão importante

Trem do Metrô (Jean Carlos)
Trem do Metrô (Jean Carlos)

A Pesquisa Origem Destino do Metrô tornou-se um “farol” para a mobilidade urbana ao traçar tendências e perfis de deslocamento dos passageiros na Grande São Paulo.

Realizado a cada 10 anos, o levantamento serve como base para o planejamento da expansão metroferroviária, mas também é usado por municípios para traçar estratégias no transporte coletivo.

Tradicionalmente, o Metrô faz seus questionários de forma presencial nas residências dos usuários, o que requer um esforço bastante grande e demorado.

Na última edição, realizada em 2017, a companhia passou a fazer algumas experiências para tornar a pesquisa mais precisa, como considerar deslocamentos fora da região metropolitana e também em aeroportos e estradas.

Mas a pandemia em 2020 tornou pouco úteis os dados compilados há seis anos. Por conta do isolamento social e as mudanças provocadas pelo trabalho remoto, muitas viagens perderam o sentido, o que reduziu a demanda de forma significativa.

Pesquisa OD 2023 (CMSP)
Pesquisa OD 2023 (CMSP)

Em 2019, por exemplo, o sistema sobre trilhos de São Paulo realizou quase 2,2 bilhões de embarques. Já no ano passado, sem restrições de deslocamentos, esse total foi de 1,7 bilhão, ou 23% a menos.

Por esses motivos, o Metrô decidiu antecipar a realização da próxima Pesquisa Origem Destino, que será feita a partir de agosto, como antecipou este site em junho.

Segundo a empresa, o objetivo é saber o que mudou, como mudou e para onde mudou, disse o gerente de planejamento do Metrô à Veja.

Normalmente, a empresa realiza uma sondagem menor cinco anos após a pesquisa, ou seja, deveria ter sido feita em 2022. Np entanto, diante das mudanças o Metrô preferiu realizar um novo levantamento completo, que deverá levar sete meses e ouvir cerda de 120 mil moradores de 30 mil residências além de outros usuários menos frequentes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Há o temor, inclusive, de que a pandemia tenha provocado um retorno ao transporte individual, que estava em queda nas últimas pesquisas. O retrocesso preocupa à medida que incentiva a piora da qualidade do ar além de prejuízos econômicos e de saúde.

A expectativa é que os primeiros resultados da nova edição da Pesquisa Origem Destino sejam divulgados em outubro de 2024.

Previous Post
Nova passarela da estação Eng, Manoel Feio (Jean Carlos)

Nova passarela da estação Eng. Manoel Feio está com estruturas montadas

Next Post
Novo CCO foi transferido para Presidente Altino (Jean Carlos)

Novo Centro de Controle Operacional da ViaMobilidade passa a operar em Osasco

Related Posts