Obra do Aeromovel de Guarulhos será concluída em outubro, diz CEO

Um dos três Aeromovel que serão usado no People Mover de Guarulhos
Um dos três Aeromovel que serão usado no People Mover de Guarulhos

A estreia do sistema “People Mover” no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ganhou um horizonte mais claro nesta semana, graças ao CEO da Aerom, Marcus Coester.

Em palestra na quarta-feira, 11, o executivo revelou que a implantação do Aeromovel deverá ser concluída em outubro, o que parece um prazo exequível diante do estágio atual.

A inauguração do sistema que ligará os três terminais do aeroporto à estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade, no entanto, não foi abordada.

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Em vez disso, Coester revelou que a operação completa do People Mover pode ocorrer entre janeiro e abril de 2025, a depender da evolução dos testes e das primeiras viagens assistidas.

Interior do Aeromovel
Interior do Aeromovel

Terceiro veículo chega nos próximos dias a Guarulhos

O presidente da Aeromovel também afirmou que o terceiro veículo, na cor laranja, será entregue em Guarulhos nos próximos dias, concluindo a frota prevista de três trens de dois carros.

A apresentação trouxe também algumas curiosidades sobre o projeto paulista, que foi baseado inicialmente no sistema da Trensurb que atende o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Uma das estações do Aeromovel
Uma das estações do Aeromovel

Segundo Marcus, as vigas do Aeromovel de Guarulhos são maiores que no Rio Grande do Sul, chegando a 34 metros de comprimento contra 25 metros no projeto anterior.

O novo People Mover também estreará um Aparelho de Mudança de Via (AMV) com acionamento pneumático em vez de hidráulico e que leva apenas 4 segundos para concluir a mudança de direção.

O sistema de controle da operação é fornecido pela Siemens, que também participa de outros partes do projeto.

Sistema de amortecimento nos trilhos

Os geradores elétricos foram instalados no nível do solo porque o risco de inundação é baixo. Em caso de falha há um back-up com geradores a diesel.

Outra novidade é a instalação dos trilhos sobre uma base de borracha em uma solução de amortecimento similar à usada em metrôs e que reduzi a vibração.

Trilhos têm amortecedores para reduzir vibração
Trilhos têm amortecedores para reduzir vibração

Por fim, o CEO revelou que a cor dos três veículos foi uma decisão da própria empresa já que a concessionária GRU Airport não sugeriu um padrão.

Como se sabe, os trens foram pintados em tons diferentes de azul, verde e laranja.

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