Há aproximadamente duas semanas publicamos uma matéria que detalhava os reais motivos de mais um atraso para a entrega da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda.
A estação, que vem sendo construída pela CPTM há vários anose será operada pela ViaMobilidade, tem a nova data de inauguração prevista para o segundo semestre de 2024, mas sem explicitar um mês.
Os motivos que levaram a mais um atraso, segundo a CPTM, são a construção do acesso oeste e necessidade de adequação dos projetos e implantação de reforço nas fundações devido “a existência de rocha sã e matacões”.
Além disso, a estatal informou que também está executando uma revisão geral do sistema de proteção da Subestação Mendes, que fornecerá energia para todo o sistema da extensão da Linha 9-Esmeralda.

De fato, a mudança de planos pode ser constatada em mais um sobrevoo do drone do canal Itechdrones, que esteve no local esta semana e gravou imagens atualizadas.
O que se nota é que as obras avançam de forma lenta, sem se note qualquer urgência em entregar a estação o quanto antes.
O acesso oeste, que passou anos esquecido, ainda não apresenta nenhuma forma. No terreno apenas algumas estacas começam a surgir no solo, mas ainda em forma inicial.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A área de manobras, após a estação, apresentou uma boa evolução desde o último vídeo publicado pelo canal. Apesar de não ser necessária para a entrega da estação, o pátio deve ficar pronto a tempo de permitir uma operação mais eficiente.
Já o futuro terminal de ônibus, ao lado da estação Varginha, que é uma obra tocada pela Prefeitura de São Paulo, começou a receber as primeiras estruturas e fundações.
Hoje o único terminal de ônibus da região fica distante da estação, o que impede a baldeação entre os modais.
