Obras complementares da estação Varginha avançam sem pressa

Estação Varginha em julho de 2024
Acesso Oeste da estação Varginha em julho de 2024: sem pressa (iTechdrones)

Há aproximadamente duas semanas publicamos uma matéria que detalhava os reais motivos de mais um atraso para a entrega da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda.

A estação, que vem sendo construída pela CPTM há vários anose será operada pela ViaMobilidade, tem a nova data de inauguração prevista para o segundo semestre de 2024, mas sem explicitar um mês.

Os motivos que levaram a mais um atraso, segundo a CPTM, são a construção do acesso oeste e necessidade de adequação dos projetos e implantação de reforço nas fundações devido “a existência de rocha sã e matacões”.

Além disso, a estatal informou que também está executando uma revisão geral do sistema de proteção da Subestação Mendes, que fornecerá energia para todo o sistema da extensão da Linha 9-Esmeralda.

Estacionamento de trens foi o que mais avançou
Estacionamento de trens foi o que mais avançou (iTechdrones)

De fato, a mudança de planos pode ser constatada em mais um sobrevoo do drone do canal Itechdrones, que esteve no local esta semana e gravou imagens atualizadas.

O que se nota é que as obras avançam de forma lenta, sem se note qualquer urgência em entregar a estação o quanto antes.

O acesso oeste, que passou anos esquecido, ainda não apresenta nenhuma forma. No terreno apenas algumas estacas começam a surgir no solo, mas ainda em forma inicial.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Terminal de ônibus ao lado da estação
Terminal de ônibus ao lado da estação (iTechdrones)

A área de manobras, após a estação, apresentou uma boa evolução desde o último vídeo publicado pelo canal. Apesar de não ser necessária para a entrega da estação, o pátio deve ficar pronto a tempo de permitir uma operação mais eficiente.

Já o futuro terminal de ônibus, ao lado da estação Varginha, que é uma obra tocada pela Prefeitura de São Paulo, começou a receber as primeiras estruturas e fundações.

Hoje o único terminal de ônibus da região fica distante da estação, o que impede a baldeação entre os modais.

YouTube video

Previous Post
Estação Suzano voltará a ter serviço especial da Linha 11-Coral (Jean Carlos) (1)

Looping de Suzano será retomado com concessão da Linha 11-Coral para a iniciativa privada

Next Post
Trem da Série 1000 do Metrô de Belo Horizonte

Linha 2 do Metrô de BH tem trecho em via única aprovado pelo governo

Related Posts