Nos últimos dias, a Coesa reiniciou os trabalhos de construção da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal Pinheiros, um dos mais atrasados do projeto. Para isso, a construtora está focada em levantar a estrutura que servirá de acesso às vigas-trilho que serão instaladas na região.
Nesta quarta-feira, 28, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, postou em sua conta no Instagram imagens dos funcionários preparando a fundação de um dos pilares provisórios que serão usados na técnica de treliça lançadeira.
A solução será necessária porque não há como realizar os lançamentos das vigas-trilho por meio de guindastes já que os pórticos que receberão as vias estão muito distantes das pistas da Marginal Pinheiros.
A treliça lançadeira tem sido usada em várias obras no país como no Rodoanel Norte. A grosso modo, o sistema transporta as vigas por estruturas metálicas deslizantes que se apoiam nos pilares. Para que as vigas-trilho cheguem até ela, o Metrô e a Coesa farão uma estrutura de acesso próxima à ponte do Morumbi.
Acabamento nas estações
Enquanto esse trecho segue em preparação, a Coesa tem trabalhado na execução do acabamento das sete estações que fazem parte do escopo do seu contrato. Outras imagens postadas por Silvani mostram a instalação de piso no mezanino da futura estação Aeroporto Congonhas.
A construtora também tem ampliado o serviço de alvenaria nos prédios técnicos, acessos e no pátio Água Espraiada. Espera-se que uma das próximas fases envolva a retomada da montagem das estruturas metálicas das coberturas, que ficaram incompletas em quase todas as estações ou nem foram iniciadas como em Brooklin Paulista.
