Obras do Metrô em Taboão da Serra devem começar em 2025, diz governo

Além da estação Taboão da Serra, expansão da Linha 4-Amarela contará com a estação Guilherme Dummont Villares. Projeto executivo feito pela ViaQuatro, deve ser concluído nos próximos meses
Terreno onde ficará a futura estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (Google)

As obras da aguardada extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra devem começar no início de 2025, segundo o governo do estado.

Em nota enviada ao site, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) afirmou ainda que a “concessionária ViaQuatro está desenvolvendo o projeto-executivo, que tem o prazo de 14 meses para conclusão“.

Em declaração anterior, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que a previsão é que o projeto executivo seja finalizado até setembro.

Em dezembro, membros do governo, da CCR (que controla a ViaQuatro) e da Prefeitura de Taboão da Serra se reuniram em duas ocasiões para discutir o andamento do projeto de extensão da Linha 4-Amarela.

A obra será executada pela própria concessionária e ter como contrapartida possivelmente o aumento do prazo de concessão.

Mapa com a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra ainda com o nome antigo da estação Guilherme Dumont Villares (CMSP)

Primeira estação de metrô fora da capital

A estação Taboão da Serra ficará localizada ao lado do Largo do Taboão, em um terreno onde ficava a concessionária Sorana Sul, da Volkswagen, nas margens da Rodovia Régis Bittencourt. A previsão é que haja também um terminal de ônibus anexo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Hoje, o trecho entre Taboão da Serra e Vila Sônia é feito por ônibus gratuitos da concessionária sem paradas intermediárias.

No projeto de extensão da Linha 4 há uma outra estação intermediária: Guilherme Dumont Villares. A estação ficará localizada na altura do número 5.900 da Av. Professor Francisco Morato, esquina com a avenida homônima da nova estação.

A estação de Taboão da Serra deverá ser a primeira de metrô fora dos limites da capital paulista.

Se o governo do estado tivesse cumprido sua obrigação, o ABC Paulista já estaria conetctado à malha metroviária (VEM ABC)

Há outros projetos em andamento que prometem levar a malha metroviária para municípios da Grande São Paulo, mas todos ainda distantes de virarem realidade.

Além de Taboão da Serra, Guarulhos tem chances de receber várias estações do Metrô, das linhas 2-Verde e 19-Celeste. O Metrô, no entanto, já poderia ter deixado de ser exclusividade da capital há vários anos.

Se o governo do estado tivesse feito sua parte e seguido com a implantação da Linha 18-Bronze, os moradores das cidades de São Caetano de Sul e São Bernardo do Campo já estariam usufruindo do serviço, mas o projeto foi cancelado sem uma justificativa plausível pela administração passada.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Povo de Taboão da Serra espera sentado que em pé cansa. Tudo papo furado de político!!

    1. O custo-benefício dessa obra é duvidoso, considerando que construindo mais duas estações (que não irão atrair uma grande demanda) a ViaQuatro ganhará muito mais anos de concessão.

      Mas para os “iluminados” que chamam os comentários dos outros de “burros”, essa obra é maravilhosa.

  2. Poderiam pensar em expandir a linha 4 da Luz até São Bernardo. Nos planos originais do metrô havia uma linha que ia do Jóquei Clube até o Sacomã e com um ramal até a Vila Bertioga. Do Jóquei Clube até a Luz fazia um trajeto aproximado da linha 4 e depois ia até o Sacomã passado pelo Parque Dom Pedro, Cambuci, Ipiranga e Sacomã. É por isso que que na estação Dom Pedro tem um vão por onde passaria esta linha.

  3. as linhas de metrô ao contrário da CPTM de trens, não ultrapassa as DiVISAS de nenhum município, , pois as linhas de metro são concentradas somente dentro da capital de são Paulo ,

  4. Jean Carlos, eu sei o motivo do governo anterior de cancelar o monotrilho linha 18-bronze, acontece que um dos maiores apoiadores do retrocesso que foi escolher o BRT como modal para ser implementado no lugar do monotrilho linhas 18-bronze, foi o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, esse prefeito foi assessor politico da campanha do João Doria para governador do Estado, acontece que esse prefeito tem forte ligação com a família Setti-Braga, a mesma família dona das empresas BR7 Mobilidade (de ônibus municipal) e NEXT Mobilidade (de ônibus intermunicipais e do corredor ABD), acontece que o monotrilho seria uma desvantagem financeira para a família Setti-Braga, que perderia milhares de seus usuários, principalmente os usuários do corredor ABD, já que seria uma ligação mais rápida, barata, e com integração gratuita ao sistema metroferroviário, o que reduziria drasticamente os valores que essa família recebe, algo que essa família não poderia deixar acontecer, e o melhor jeito (e mais sujo) é ter forte ligação com políticos o mais corrupto de todos, com certeza é o Orlando Morando, que é do partido………PSDB, o partido mais corrupto e sujo que existe no Estado de São Paulo, esse partido tem varias suspeitas de corrupção ligados justamente ao……setor de TRANSPORTE RODOVIARIO, ou seja, se encaixarmos todas as peças aqui, vemos que o culpado disso foram:
    A família Setti-Braga
    O prefeito de São Bernardo do Campo: Orlando Morando
    O ex-governador de São Paulo: Jão Dória Junior
    E principallmente a raiz de todo o mal: o Partido da “Social Democracia” Brasileira, PSDB

    Ou seja, todos tiverma cullpa desse retrocesso, que infelizmente, não tem como voltar mais atrás

Comments are closed.

Previous Post
Estação Aeroporto-Guarulhos destelhada (SBGR LIVE)

Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade tem parte do telhado arrancado por tempestade nesta segunda-feira (08)

Next Post
Composições da CPTM tiveram contrato de limpeza renovado (Jean Carlos)

CPTM fecha contrato para limpeza e higienização de trens em cinco linhas por R$ 40 milhões

Related Posts