Começam as obras do Trem Intercidades para Campinas nesta sexta-feira, 27
Concessionária TIC Trens, responsável pela construção e operação do futuro trem regional partindo da capital paulista, deve estrear serviço expresso em 2031
A TIC Trens iniciou nesta sexta-feira, 27, as obras de construção do TIC Campinas, o Trem Intercidades que ligará a cidade do interior até São Paulo.
Segundo a concessionária responsável pelo serviço, as primeiras intervenções serão na cidade de Vinhedo, com trabalhos em taludes, limpeza de terreno e outras ações como terraplanagem e a implantação de uma passagem inferior à ferrovia para a passagem de veículos.
O serviço será o primeiro trem regional do Brasil percorrendo a distância entre a capital a partir de Água Branca e Campinas, parando em Jundiaí com velocidade média de 140 km/h, em viagem de minutos.

Para transportar os passageiros, a empresa deve comprar 15 novos trens com oito carros cada, levando 860 passageiros em assentos marcados, ou seja, sem permitir pessoas viajando a pé.
Além disso, haverá espaços para bagagens, bicicletas e carregadores USB para smartphones, bem como uma mesinha rebatível no assento para uso em situações como alimentação.

De acordo com a TIC Trens, o Trem Intercidades, junto ao Trem InterMetropolitano (TIM) e a Linha 7-rubi, beneficiará mais de 672 mil passageiros por 11 cidades, somando os três serviços.
O TIC Campinas abre ao público no ano de 2031, de acordo com previsão da concessionária e Governo do Estado.
