A expansão da Linha 11-Coral para a Estação Palmeiras-Barra Funda segue em curso. Apesar da estação e das vias estarem praticamente adaptadas para receber trens, os sistemas de energia e sinalização ainda vão passar por melhorias.
Dentre os principais destaques está a implantação da nova subestação Memorial da América Latina que deverá fornecer energia elétrica para os trens no trecho entre Barra Funda e Luz.
As informações mais recentes da CPTM apontam que os pilares da nova subestação estão sendo erguidos e tratados. Escavações para aterramento estão sendo realizadas no local.
A subestação deverá ter dois pavimentos e contará com transformadores de alta tensão para diversos níveis de tensão, permitindo a distribuição elétrica e a segurança de todo o sistema, que é interligado e integrado.
A implantação da nova subestação está com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024 com custo de R$ 158 milhões.
Ao mesmo tempo estão em curso as melhorias do sistema de sinalização. Na Linha 11-Coral será implantado o sistema CBTC, com previsão de finalização no primeiro semestre de 2028 com custo de € 169,6 milhões
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Ainda deverão ser realizadas adequações no sistema de controle centralizado entre Luz e Barra Funda, o que permitirá o controle aprimorado dos trens nesta região. A previsão é de que o sistema seja entregue no primeiro semestre de 2025 com custo de R$ 43,2 milhões.