Obras para extensão da Linha 11-Coral até Barra Funda avançam em julho

Considerado um dos pré-requisitos para a expansão, a subestação Memorial da América Latina começa a tomar forma. Obras devem ser finalizas até o final de 2024

Obras entre Luz e Barra Funda devem ser concluídas em 2024 (Jean Carlos)
Obras entre Luz e Barra Funda devem ser concluídas em 2024 (Jean Carlos)

A expansão da Linha 11-Coral para a Estação Palmeiras-Barra Funda segue em curso. Apesar da estação e das vias estarem praticamente adaptadas para receber trens, os sistemas de energia e sinalização ainda vão passar por melhorias.

Dentre os principais destaques está a implantação da nova subestação Memorial da América Latina que deverá fornecer energia elétrica para os trens no trecho entre Barra Funda e Luz.

As informações mais recentes da CPTM apontam que os pilares da nova subestação estão sendo erguidos e tratados. Escavações para aterramento estão sendo realizadas no local.

A subestação deverá ter dois pavimentos e contará com transformadores de alta tensão para diversos níveis de tensão, permitindo a distribuição elétrica e a segurança de todo o sistema, que é interligado e integrado.

A implantação da nova subestação está com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024 com custo de R$ 158 milhões.

Ao mesmo tempo estão em curso as melhorias do sistema de sinalização. Na Linha 11-Coral será implantado o sistema CBTC, com previsão de finalização no primeiro semestre de 2028 com custo de € 169,6 milhões

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Ainda deverão ser realizadas adequações no sistema de controle centralizado entre Luz e Barra Funda, o que permitirá o controle aprimorado dos trens nesta região. A previsão é de que o sistema seja entregue no primeiro semestre de 2025 com custo de R$ 43,2 milhões.

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Guilherme
Guilherme
11 meses atrás

Parece que a subestação Memorial será ao lado do prédio onde antigamente era a estação Barra Funda da antiga EFSJ além de ser o ponto de partida do extinto Trem de Prata.

Renato
Renato
11 meses atrás

Otima ideia, mas o problema é que o governador não quer.

Renato
Renato
11 meses atrás

Bom, então já sei que linha 11 na Barra funda só em 2025.

Vinicius Leonardo
Vinicius Leonardo
11 meses atrás

Agora toda projeção envolvendo as linhas de trem prevêem obrigatoriamente o encurtamento da Linha 7-Rubi até Barra Funda, e os passageiros dessa linha que precisam ir até às Linhas 1-Azul e 4-Amarela que se lasquem e façam mais uma baldeação pra andar uma estação.

Renato
Renato
11 meses atrás
Responder para  Vinicius Leonardo

Maioria vai tudo para a linha vermelha que sofrerá bastante com hiperlotação, pois o trem demora mto

Boom
Boom
11 meses atrás

Ai os trens teriam que cruzar a Linha 11 para chegar na plataforma do EA, aumentando todo o headway da linha…

kiritsu
kiritsu
11 meses atrás

Não tem necessidade de cortar a Barra Funda da L13, existem plataformas suficientes pra receber todas as linhas, contanto que duas linhas compartilhem plataformas, no caso poderiam ser a L11 e L13, ou L10 e L13, mesmo com o TIC isso ainda seria possível tendo essas duas linhas utilizando apenas uma plataforma, seria até mais proveitoso se a L7 e L10 pudesse compartilhar uma plataforma em ilha minimizado a transferência entre elas mesmo com o termino da integração