Obras para extensão da Linha 11-Coral até Barra Funda avançam em julho
Considerado um dos pré-requisitos para a expansão, a subestação Memorial da América Latina começa a tomar forma. Obras devem ser finalizas até o final de 2024

A expansão da Linha 11-Coral para a Estação Palmeiras-Barra Funda segue em curso. Apesar da estação e das vias estarem praticamente adaptadas para receber trens, os sistemas de energia e sinalização ainda vão passar por melhorias.
Dentre os principais destaques está a implantação da nova subestação Memorial da América Latina que deverá fornecer energia elétrica para os trens no trecho entre Barra Funda e Luz.
As informações mais recentes da CPTM apontam que os pilares da nova subestação estão sendo erguidos e tratados. Escavações para aterramento estão sendo realizadas no local.
A subestação deverá ter dois pavimentos e contará com transformadores de alta tensão para diversos níveis de tensão, permitindo a distribuição elétrica e a segurança de todo o sistema, que é interligado e integrado.
A implantação da nova subestação está com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024 com custo de R$ 158 milhões.
Ao mesmo tempo estão em curso as melhorias do sistema de sinalização. Na Linha 11-Coral será implantado o sistema CBTC, com previsão de finalização no primeiro semestre de 2028 com custo de € 169,6 milhões
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Ainda deverão ser realizadas adequações no sistema de controle centralizado entre Luz e Barra Funda, o que permitirá o controle aprimorado dos trens nesta região. A previsão é de que o sistema seja entregue no primeiro semestre de 2025 com custo de R$ 43,2 milhões.
Parece que a subestação Memorial será ao lado do prédio onde antigamente era a estação Barra Funda da antiga EFSJ além de ser o ponto de partida do extinto Trem de Prata.
Otima ideia, mas o problema é que o governador não quer.
Bom, então já sei que linha 11 na Barra funda só em 2025.
Agora toda projeção envolvendo as linhas de trem prevêem obrigatoriamente o encurtamento da Linha 7-Rubi até Barra Funda, e os passageiros dessa linha que precisam ir até às Linhas 1-Azul e 4-Amarela que se lasquem e façam mais uma baldeação pra andar uma estação.
Maioria vai tudo para a linha vermelha que sofrerá bastante com hiperlotação, pois o trem demora mto
Ai os trens teriam que cruzar a Linha 11 para chegar na plataforma do EA, aumentando todo o headway da linha…
Não tem necessidade de cortar a Barra Funda da L13, existem plataformas suficientes pra receber todas as linhas, contanto que duas linhas compartilhem plataformas, no caso poderiam ser a L11 e L13, ou L10 e L13, mesmo com o TIC isso ainda seria possível tendo essas duas linhas utilizando apenas uma plataforma, seria até mais proveitoso se a L7 e L10 pudesse compartilhar uma plataforma em ilha minimizado a transferência entre elas mesmo com o termino da integração