OPINIÃO: Campinas pede por trem metropolitano e recebe “Cavalo de Tróia” com tarifa mais cara

Serviço TIM entre Campinas e Jundiaí terá tarifa dinâmica por quilometro rodado, encarecendo os custos ao passageiro e inviabilizando o acesso a população que mais precisa
Estação Campinas (Jean Carlos)
Estação Campinas (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo publicou há alguns meses o edital da PPP do Trem Intercidades (TIC) e da Linha 7-Rubi. O tão aguardado trem entre Campinas e São Paulo poderá trazer inúmeros benefícios. Mas, apesar disso, o projeto apresenta uma potencial deficiência.

É de conhecimento amplo que o preço das tarifas é determinante no uso do transporte cotidiano. Os passageiros sempre buscam por opções mais baratas e viáveis, não é por menos que o modal ferroviário se destacou por décadas, graças a modicidade tarifária.

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Entretanto, para quem mora nas cidades de Campinas, Vinhedo, Valinhos e Jundiaí, a situação talvez não seja a esperada. A população desta região pediu de forma reiterada por um trem metropolitano, uma espécie de extensão da Linha 7-Rubi, para que a população destas cidades fosse plenamente atendida.

O desejo, então, começou a tomar forma com a PPP do TIC-Eixo Norte. O serviço TIM promete ligar as quatro cidades com um trem metropolitano no padrão daqueles utilizados hoje pela CPTM com intervalos bem compatíveis. Tudo para dar certo, correto?

Estação Louveira (Jean Carlos)
Estação Louveira (Jean Carlos)

Nova lógica de preços

Visando promover uma renovação e, até certo ponto, diminuir o aporte do estado sob o transporte de caráter metropolitano, de cunho social, a gestão paulista decide por reformular a lógica tarifária do TIM. Se os passageiros do trecho entre Campinas e Jundiaí esperavam pagar o mesmo valor, atualmente de R$ 4,40, nos trens paradores é melhor começar a planejar as finanças.

O site fez uma matéria abordando uma possível mudança na lógica tarifária que hoje mostra seus dentes. Pouco visível no edital de concessão, o passageiros deverá pagar uma tarifa diferenciada para andar no trecho entre Jundiaí e Campinas. Agora será cobrada uma taxa por quilômetro percorrido.

Estação Vinhedo (Jean Carlos)
Estação Vinhedo (Jean Carlos)

Segundo apresentação realizada no Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos, o passageiro deverá custear cerca de R$ 0,32 por quilômetro percorrido. Aparentemente um valor justo, não fosse pelas distâncias enormes neste trecho.

A título de comparação, observe o valor da tarifa de um passageiro que tenha como origem a estação Campinas e queira se deslocar para outras cidades até Jundiaí.

  • Campinas – Valinhos = R$ 4,19
  • Campinas – Vinhedo = R$ 6,78
  • Campinas – Louveira = R$ 9,12
  • Campinas – Jundiaí = R$ 14,04
  • Jundiaí-Vinhedo = R$ 7,20

O valor da tarifa por quilometragem percorrida pode beneficiar muito os passageiros que desejam realizar viagens entre cidades vizinhas, já que estes vão pagar tarifas inferiores aos ônibus.

Exemplificando, um passageiros que tenha como origem a cidade de Campinas e queira ir até Valinhos. Utilizando a ferrovia pelo serviço TIM ele pagará R$ 4,19. O valor da tarifa do mesmo trajeto via ônibus intermunicipais da EMTU varia de R$ 4,90 até R$ 5,45.

Tarifa entre Campinas e Valinhos (EMTU)
Tarifa entre Campinas e Valinhos (EMTU)

Agora, se o mesmo passageiro que parte de Campinas tiver como ponto final a cidade de Vinhedo a situação se inverte. A tarifa para o TIM chega à R$ 6,78 enquanto o valor do ônibus intermunicipal da EMTU varia de R$ 5,25 até R$ 5,45

Tarifa entre Campinas e Vinhedo (EMTU)
Tarifa entre Campinas e Vinhedo (EMTU)

Outro exemplo, um passageiro que parte da Jundiaí com sentido a Vinhedo tem como opção um ônibus suburbano com tarifa em R$ 6,05. Se o passageiro optar pelo trem ele vai gastar R$ 1,15 a mais na viagem.

Tarifa entre Jundiaí e Vinhedo (JundMOB)
Tarifa entre Jundiaí e Vinhedo (JundMOB)

No caso mais extremo, o passageiro que partir de Jundiaí para Campinas, e vice-versa, vai pagar uma tarifa de R$ 14,04. Esse valor é mais barato que a tarifa do ônibus rodoviário, que atualmente custa R$ 17,20, porém, com nível de conforto completamente diferenciado em relação ao trem metropolitano. Neste cenário a operadora de ônibus poderia inclusive oferecer um serviço equivalente ou mais barato para competir com os trens de passageiro.

Tarifa do ônibus rodoviário entre Jundiaí e Campinas (Rápido Campinas)
Tarifa do ônibus rodoviário entre Jundiaí e Campinas (Rápido Campinas)

Pensando mais no “cliente” do que no passageiro

Adotando-se a lógica de menosprezar o passageiro e enaltecer o “cliente”, cria-se então uma relação de mercantilização do transporte metropolitano de passageiros de cunho social, desvirtuando-o, para transformá-lo em unidade de negócio.

Quem será beneficiado de fato pelo TIM? Poucas pessoas que talvez usem o trem para driblar as dificuldades impostas pelo ônibus, sobretudo no que se refere ao tempo de viagem. Mas, qual será o preço disso?

Certamente um passageiro esporádico não vai se importar de gastar alguns reais a mais para pegar um trem mais rápido que o serviço rodoviário. Mas quem utiliza o sistema de forma regular vai pensar duas vezes antes de optar pelo trem. Neste ponto o TIM reduz seu potencial como meio de articulação entre a Região Metropolitana de Campinas e a Região Metropolitana de Jundiaí.

O transporte metropolitano de passageiros tem mais funções do que deslocar pessoas entre estações. Sua relação com o território, associada à modicidade tarifária, cria dinamismo entre as regiões. Um passageiro que reside em Jundiaí poderia, por exemplo, frequentar constantemente a cidade de Campinas para o trabalho, compras, lazer, etc.

Estação Valinhos (Jean Carlos)
Estação Valinhos (Jean Carlos)

Com a tarifa mais cara, esse potencial passageiro se vê desestimulado a usar o trem. Vai preferir usar modos mais econômicos como o ônibus ou ficar restrito à própria cidade. Municípios menores que poderiam se beneficiar de mais passageiros utilizando os serviços locais podem se ver frustradas diante de uma baixa quantidade de passageiros, fruto de tarifas elevadas.

Em suma, os cidadãos que tanto pediram por uma extensão do trem metropolitano, nos padrões de operação da CPTM, receberão um verdadeiro “cavalo de troia”. Assim como diz a antiga história grega, o presente aparentemente exuberante e belo na verdade escondia uma armadilha.

Como forma de manter em pé a viabilidade do TIC entre Jundiaí e Campinas, priorizando os interesses do operador privado, eleva-se a tarifa do TIM e desperdiça-se um enorme potencial de transformação das duas regiões. Uma vitória para os “clientes” e uma derrota aos “passageiros”.

Nota do editor: artigo de opinião não refletem necessariamente a posição deste site.

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24 comments
  1. Nem me importaria de pagar mais caro de Campinas para outras cidades, desde que o term fosse daqueles modelos mais antigos, que contavam inclusive com vagão restaurante.

  2. Campinas não pede trem metropolitano, nunca pediu e não será agora que vai pedir.

    Em 1990 Campinas optou pelo VLT ao invés do trem metropolitano e o estado enterrou mais de US$ 125 milhões em um transporte inútil e sem viabilidade.

    Comparar com tarifas da EMTU atuais? Até o lançamento do pretenso trem, essas tarifas da EMTU terão sido reajustadas.

    E com uma demanda bem menor, não valeria a pena cobrar R$ 4,40 para viagens entre Campinas e Jundiaí, do contrário toda a população paulista estaria subsidiando o trem para uma pequena parcela da população desfrutar.

    Entre beneficiar a maioria ou a minoria, o sr. Jean Carlos defende apenas a minoria.

    1. O transporte ferroviário de turismo é uma antiga tradição. Ele deveria ser público, pelo Fato de o privado preferir as cargas, com maior lucratividade. E, por isso, tambem, as passagens, tenderão aumentarem.

    2. Como você só deve usar internet a pouco tempo vou te falar… existe uma campanha chamada “CPTM Campinas” a mais de 10 anos, pesquisa que vai achar.

      Você sabe o que é a CPTM? Companhia Paulista de Trens METROPOLITANOS.

      Abraço!

    3. “Campinas não pede trem metropolitano, nunca pediu e não será agora que vai pedir.”

      Ivo, a voz onipresente, onisciente e onipotente que sabe dos anseios de toda uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes…

    4. Não sou de postar aqui, mas leio as matérias, mas nesse caso não tem como eu deixar de te refutar Sr.Ivo.

      O senhor alguma vez na vida esteve aqui em Campinas? Já precisou usar ônibus todos os dias aqui na região?

      É um absurdo, em pleno 2023 com tanta informação, alguém ter a coragem de dizer na lata que Campinas “não quer trens e nem irá pedir, existem campanhas por isso até.
      O sonho seria um trem de Jundiaí até Americana, abrangendo as cidade pelo caminho, seria benéfico a todos, e principalmente aos moradores que residem em outra cidades e trabalham em Campinas.

      E se os governante na década de 90 optaram por VLT e não trem, isto não é culpa da população.

    5. Por isso q a câmara dos deputados deve aprovar a PL das fake news, para pessoas como vc Ivo, pararem de contar mentiras pela Internet

  3. E assim mesmo no contrato o governo de São Paulo vai subsidiar a empresa se diminuir o numero de passageiros vai fornecer empréstimo a juros de pai pra filho e a população que paga o Pato
    Assim é fácil o serviço ser pirativato.Ops desculpe privatizado.

  4. A cada dia , o estado de São Paulo vai se apequenando cada vez mais. É impressionante como esse governo é fraco.

    1. O TIM deveria ser uma trem de tarifa regular de 4,40, talvez uma integração paga em Jundiaí, não um serviço de R$ 14,00
      quem sabe isso se altera até a licitação em novembro

      1. A licitação será feita de acordo com a vontade das empresas. Não esperemos que seja vantajoso para a população.

  5. eita,povinho que nunca esta satisfeito com nada,quer tudo de graça,e generaliza todos na mesma saca de farinha,esquece que cada um tem a sua necessidade e cada um paga pelo o que precisa e quer 😡

    1. Cada um tem sua necessidade? Estamos falando de dinheiro público, da entrega de uma linha inteira da CPTM em troca de um serviço capenga, caro e pago quase que integralmente com dinheiro público.

  6. Conta rapida, estão falando hoje em uma tarifa de 65 reais. o prazo pra entregar o projeto é de 7 anos. podemos ajustar essa tarifa pra data de entrega em no mínimo 100 reais. Eu tenho esposa e duas filhas, se quiser levá-las por exemplo pra visitar o bairro da liberdade em São Paulo irei gastar com passagem de ida e volta 800 reais, certo!? pra uma viagem de 150 kms!! com esse valor encho o tanque do carro pago o pedágio que já é caro e o infeliz quer deixar mais caro ainda, gasto com alimentação e estacionamento e ainda sobra pra tomar um sorvete. será que é viável!!?? sem contar que quando chegar lá de trem vai ter que fazer baldeação e ainda enfrentar o caos da Cracolândia e afins, que com certeza não será resolvido pois as políticas são pífias. nossa cultura e realidade são outras, não adianta querer impor algo que irá gerar mais ônus ao estado só pra agradar os amigos ” empresários”.

  7. Está na cara que este projeto não vai dar certo nos moldes que foram apresentados.
    Transporte público não é para ser e nunca será lucrativo, pois assim como escolas e hospitais, ele é um benefício social.

  8. Eu nunca acreditei em Privatização as concessionárias sempre invesntao alguma coisa para encher os bolsos dos acionistas e os políticos parecem que estão bem amarados porque não consegui voltar para o governo.
    Transporte, saúde, segurança pública e educação não ⛔ se deve privatizar principalmente a água, se o cidadão não tiver dinheiro 💰 será praticamente condenado.
    Os trens de longo percurso ia para todos os municípios de SP depois da PRIVATIZAÇÃO só destruição desemprego .Hoje parece que descobriu a roda quando fala em trens de longo percurso, para memória de todos uma promessa de modernidade 🤔
    veja as linhas Privatizadas da CPTM 8 e 9 como elas estão hoje na mão ✋ da fabulosa iniciativa Privada 🚽

  9. este governo neoliberal do pl esta pouco se lixando pro valor da tarifa e eles querem apenas encher os bolsos de concessionarias e o povo que lute para pagar tarifa altíssima.

    1. O transporte ferroviário de turismo é uma antiga tradição, que tende acabar. Ele deveria ser público, pelo Fato de o privado preferir as cargas, com maior lucratividade

  10. temos mais é que se f* mesmo. não é barato pq a gente aceita pagar o valor que impõem. depois a gente se pergunta e reclama porque diabos custa 60k um carro popular e 15 conto uma dúzia (de dez) ovos no mercado.
    ninguém está nem ai.

  11. Não sei de onde essa tal de Ivo tirou q Campinas nunca pediu trem metropolitano, não deve ser da cidade, se é, não a conhece, muito menos a região. Certamente é mais um caso de desonestidade por razões mera e mesquinhamente políticas, certamente para apoiar incondicionalmente o atual governador, não importa as bobagens que faça, e essa é uma delas. Se o “grande” Tarcisio fosse mesmo inteligente, como diz ser, abriria mão de qualquer preço de outorga e contemplaria o licitante que oferecesse o menor valor de tarifa e maior investimento na rede. Mas infelizmente o Brasil continuará sendo destruído por lunáticos( e ignorantes) , ora de esquerda, ora de extrema-direita. Nem o mais rico dos estados escapa dessa cultura mediocre e cretina q tomou conta do país.

  12. podem ter certeza que se o povo reclamar, eles reduzem a tarifa e o governo paga esse valor para a concessionária.

    ninguém está preocupado com TIM ou TIC, esse projeto não é viável. isso é só um pretexto para injetar dinheiro público para a “iniciativa” privada.

  13. o comentário do Ivo não aparece mais aqui, mas não vou deixar de comentá-lo

    a defesa do Ivo por essa tarifa entra em contradição por vários aspectos:

    1 – se o serviço é inviavel por baixo interesse da população da RMC, então ele não deveria existir seja com qual tarifa for.

    2 – para questionar que é um gasto desnecessário, deveria saber qual o custo de manuntenção e operação do sistema. voce tem os valores?

    3 – ano passado, o governo de SP congelou o reajuste dos pedágios (que já são caros e abusivos) e pagou a diferença para as concessionárias em mais de 400 milhões de reais. você acha correto todo o estado de SP pagar para garantir o lucro das concessionárias, sendo que boa parte não pega as estradas?

  14. Privatizações nos modelos que nossos gestores oferecem é um verdadeiro presente e pago com dinheiro do contribuinte o dito capital privado não existe é pura enganação imposta guela abaixo no cidadão
    Grato

  15. Se Campinas possui um milhão de habitantes, Guarulhos é o segundo mais populoso município do Brasil, com 1,4 milhões de habitantes é outro caso em que ao invés de expandir a linha 13-Jade que hoje está ociosa com a construção e expansão de quatro novas estações para Bonsucesso onde se construiria um pátio e para aguardar a chegada da Linha 2-Verde por volta de 2029, desta forma a alegação de saturação não existirá, pois a Linha 13-Jade já estará lá, e o município finalmente teria uma linha da CPTM e uma do Metrô ainda nesta década, mas não, se preferiu anunciar uma nova Linha do Metrô 19-Celeste para após 2034 para só após concluir a 2-Verde.
    Para o atual governador loquaz Tarcísio de Freitas, a prioridade são as concessões atabalhoadas com enorme dispêndio permanente para o Estado não se importando com o número de usuários beneficiados conforme já demonstrados por inúmeros sites, inclusive este, não se importando se as consequências técnicas de qualidade, cruzamentos desnecessários, rapidez, conforto e mobilidade irá prejudicar os usuários, (vide a Linha 18-Bronze) pois até chegou a comentar durante a campanha eleitoral em uma típica declaração para enganar trouxas e desavisados que nunca são consultados, que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas frequentes!

    Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser comprovado pelo comparativo nas planilhas atualizadas de passageiros servidos.
    Que “Replanejamento da rede de transportes e promover maior qualidade aos deslocamentos minimizando o número de transbordos pode ser possível se uma gestão unificada for adotada no âmbito dos transportes coletivos” ridículos é este em que se deseja fazer a concessão da Linha-7 Rubi para um grupo que se tem mostrado incapaz e despreparado de gerenciar linhas mais simples, e continuaria com os cargueiros da MRV, além de extinguir a Linha Integradora-710 comprovadamente a Linha de maior demanda superior em 21% a Linha 11-Coral (dados de 2017), se interconectando diretamente com TODAS as Linhas do Metrô e CPTM sem exceção, e em contrapartida esdruxula se planeja construir a Linha-20 Rosa em paralelo com finalização no mínimo para vinte anos com terminais na Lapa e em Sto André por conta de uma concessão de um TIC para Campinas com baixíssima demanda semelhante a atual Linha 13-Jade!

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