O monitor com a informação do tempo de espera (foto: Instagram)

O monitor com a informação do tempo de espera (foto: Instagram)

Para quem já andou em metrôs mundo afora, uma informação sempre foi útil: o painel que mostra quanto tempo falta para chegar o próximo trem na estação. Algo um tanto corriqueiro, no entanto, não existe no Metrô de São Paulo até hoje. Ou melhor, até ontem já que a ViaQuatro, responsável por operar a Linha 4 Amarela, passou a disponibilizar esse dado em seus monitores.

De acordo com a empresa, o serviço só é possível graças ao CBTC, o sistema de sinalização que controla a distância entre os trens. No entanto, no exterior, metrôs com sistemas mais antigos também têm esse dado. A diferença está na precisão do painel da ViaQuatro: enquanto o metrô só diz quantos minutos faltam para o próximo trem de forma ‘arrendondada’ o painel da Linha 4 diz exatamente em quantos segundos a composição chegará à estação.

O sistema foi desenvolvido pelos próprios funcionárias da ViaQuatro e estará em testes nos próximos quatro meses. A ideia é que a informação ajude a organizar a viagem dos passageiros a ponto de evitar correrias e problemas no embarque.

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020