Destaques Linha 17

Mendes Junior deve assumir obra do pátio da Linha 17

Consórcio Monotrilho Integração, afastado, produzirá vigas-trilho restantes e deixar o lote, segundo informou jornal Valor
Pátio de trens da linha 17-Ouro
Pátio de trens da linha 17-Ouro
Pátio de trens da linha 17-Ouro
Pátio de trens da linha 17-Ouro

Aventada na semana passada, a redefinição da situação da obra da Linha 17-Ouro teve mais elementos revelados nesta segunda-feira (18), desta vez pelo jornal Valor Econômico. Segundo ele, a Mendes Junior deverá assumir a obra do pátio de manutenção localizado no piscinão da avenida Roberto Marinho – ela foi a segunda colocada na licitação original.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, faltaria apenas uma certidão negativa para que a construtora pudesse assumir o lote que estava com o consórcio Andrade Gutierrez e CR Almeida.

Por falar nele, o outro consórcio que envolve as duas empresas e mais Scomi (fabricante dos monotrilhos) e MPE (parceira brasileira que iria montá-los no Rio de Janeiro), o Monotrilho Integração, teria chegado a um acordo com o Metrô.

Monotrilho da Scomi: empresa malaia pode assumir obras civis da Linha 17
Monotrilho da Scomi da Linha 17

Responsável pela construção dos pilares e vigas-trilho, além de sistemas e material rodante (trens), o consórcio teria perdido uma disputa na Justiça e aceitado deixar a obra, mas com o compromisso de fabricar as vigas-trilho restantes para completar o percurso da Fase 1, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi.

Já a MPE confirmou o rompimento da parceria com a malaia Scomi, que assumirá a construção dos monotrilhos em suas instalações no interior de São Paulo.

Por fim, uma nova licitação será feita para a colocação das vigas-trilho e outras partes civis, além de incluir a nova estação Morumbi, que unificará a parada da Linha 9 da CPTM com sua homônima da Linha 17.

O anúncio do acordo entre as partes deverá ser anunciado até o final deste mês.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway