Parelheiros entra no radar da Linha 9-Esmeralda, diz Tarcísio

Governador afirmou que estudo será feito com prazo de conclusão de 12 meses para implantar mais 5 km de vias até o extremo sul da capital
Vias da Linha 9 no sentido Parelheiros
Vias da Linha 9 no sentido Parelheiros (iTechdrones)

Durante a entrevista coletiva concedida na inauguração da estação Varginha, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou planos para levar a Linha 9-Esmeralda até Parelheiros, no extremo sul da capital.

Segundo ele, um estudo será iniciado agora com prazo de conclusão de 12 meses para avaliar a extensão, que terá cerca de 5 km. No ano que vem, a intenção é decidir se o projeto poderá sair do papel e como será implantado.

Tarcísio, no entanto, não citou quantidade de estações. O trecho possui uma faixa de domínio desativada e que foi invadida por moradias irregulares.

A região onde pode ser construída a estação Parelheiros e o centro do bairro
A região onde pode ser construída a estação Parelheiros e o centro do bairro

Para levar a Linha 9 até Parelheiros, será preciso transpor o Rodoanel Sul, a cerca de 3,8 km da estação Varginha.

Eixo da ferrovia distante do centro de Parelheiros

A possível extensão da Linha 9-Esmeralda no sentido sul poderá atender a população carente da região, porém, será uma estação distante do centro de Parelheiros.

A área comercial e mais urbanizada do distrito fica a cerca de 3 km do eixo da ferrovia. Já na altura do km 5 a partir do estacionamento de trens da Varginha o que se nota é uma área de residências, o que obrigaria a algum atendimento por ônibus para facilitar o acesso ao ramal.

Faixa de domínio, onde já houve uma ferrovia, está parcialmente ocupado por moradias
Faixa de domínio, onde já houve uma ferrovia, está parcialmente ocupado por moradias

A promessa de levar os trilhos de volta à Parelheiros já foi citada anteriormente por outros políticos, mas nunca levada a sério.

O atual governador, por outro lado, tem citado com alguma frequência projetos para reativar a ligação da capital com o litoral usando a antiga ferrovia que operou na região.

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          1. A estação Rio Grande da Serra? Foi aberta no século XIX, sendo uma mera estação de abastecimento no meio do nada. O que Rio Grande da Serra levou 100 anos para crescer, Parelheiros levou 10.

      1. Meu amigo… A Estação Rio Grande da Serra está localizada em área de mananciais e o trem não acabou com tudo. O problema não é o trem e sim a fiscalização ambiental que é outro departamento.

  1. Demagogia pura. Seria um projeto caro, que somente aumentaria a ocupação em áreas próximas a mananciais e que poderia ser suprida pela melhoria do acesso dos ônibus da região as estações recém construídas.

    Ao invés de focar em coisas que são de impacto duvidoso e que demandariam muito tempo de estudos para ver se é viável, seria mais fácil investir em outras opções ao longo do projeto que há muito estão adormecidas, tal como a Estação Pedreira e por aí vai.

    1. Meu colega… A Estação Rio Grande da Serra está localizada em área de mananciais e o trem não acabou com tudo. O problema não é o trem e sim a fiscalização ambiental que é outro departamento.

  2. Com trem ou sem trem a degradação já ocorre, a matéria já cita isso e se qualquer um quiser ver isso bata ver no Google Maps, o antigo leito está um caos.

    Como o Lucas pontuou muito bem, tal projeto deveria também contemplar um maior rigor nas fiscalizações, impedindo o eventual crescimento desorganizado.

    1. Esse é um excelente ponto. A área já está sendo ocupada e tem muita gente morando no entorno do leito da CPTM. Com ou sem trem ele vai continuar sendo ocupada e não vai ter fiscalização pra impedir isso por que isso nunca aconteceu.

  3. … aqueles que falam que “não é necessário” levar o Trem até Parelheiros, são os que NÃO conhecem e ou NÃO habitam a região.

    “O Trem fomentar a degradação das áreas dos mananciais, porque fomentaria o adensamento populacional?!…” Ahahaha…

    Outra narrativa daqueles que NÃO habitam a região, pois o sistema de ônibus, fez pior… Fez surgir diversos micro bairros, dentro da dita área de preservação, em Parelheiros, região que agora carece do serviço do Trem de Passageiros, para contemplar e transportar, aqueles milhares de habitantes que já estão lá!…

    No projeto de dinamização de expansão da então Linha Sul do Metropolitano da Fepasa, no mapa de estações, constavam as estações, Parelheiros e Colônia Paulista.
    Por tanto, que o projeto contemple a ida do Trem, até estas, como esta previsto desde meados dos anos setenta…

    1. Essa área NUNCA era para ter sido invadida ou ocupada. Foi por omissão do poder público e da própria população. Bons poderes sabem dimensionar onde deve ser levado os eixos habitacionais.

      Só comparar fotos áreas para ver que as ocupações são mais recentes do que pode parecer.

  4. O trem só vai acelerar o processo de destruição dos mananciais. E o governo nunca estudou levar o trem além de Jurubatuba. Esses mapas antigos da Fepasa até Colônia foram feitos por motivos eleitoreiros à epoca pelo secretário de transportes Horácio Ortiz. Por conta dessa proposta sem pé nem cabeça de levar o trem até Parelheiros, contrariando os técnicos da Emplasa (empresa ligada a pasta do secretário Alminio Afonso), Ortiz foi demitido por Montoro em 1984.

    1. O problema não é a eventual chegada do trem, e sim da falta de fiscalização e controle, basta dar uma olhadinha no Google Maps pra ver como esta a situação hoje…o antigo leito abandonado é justamente uma das áreas mais degradadas.

      Já ouviu falar de desenvolvimento sustentável? Creio que não, pois prefere fazer um comentário raso, baseado em estudos de quase 40 anos atrás.

      1. Não existe desenvolvimento sustentável em uma região de mananciais. Marta, quando prefeita, melhorou o transporte com corredores, melhores linhas de ônibus e a região teve crescimento populacional. Qualquer melhoria vai atrair crescimento acima de qualquer planejamento. É ingenuidade acreditar em desenvolvimento sustentável em Parelheiros, região loteada pelo crime organizado.

        1. Não existe mesmo desenvolvimento sustentável em região de mananciais? Vou de dar um exemplo: Estação Rio Grande da Serra!! Essa cidade encontra-se em região de mananciais. O trem acabou com tudo lá? Acho que não né.

          1. Rio Grande da Serra é uma cidade pequena no meio do caminho. O que houve provavelmente foi regulação política e adoção de política de restrição de uso do solo, dado que parte da área central por exemplo é literalmente encharque. Não tem nada a haver com Desenvolvimento Sustentavel, e do jeito que fala, soa como propaganda e não como atitude real. É tipo “Papagaio aprende termos pro natureza e começa a replicar”.

            Não dá para comparar desta forma. Rio Grande da Serra é comparável com Embu Guaçu, que também é cidade pequena, passa em área de manancial e tem linha férrea ativa apenas para tráfego de carga. Só que este último aparentemente está começando a sofrer com avanço de área urbana.

      2. Mesmo estudos recentes dizem que áreas de mananciais devem ser ajustadas e ampliadas. Basta que governos achem soluções para migrar massas de pessoas que moram nestas áreas. Só que claro que não é fácil e lida com interesses diversos.

        E o comentário do Ivo não está errado, o estudo pode ser antigo mas tem estudiosos que usam como base para comparar com modificações atuais. E “Desenvolvimento Sustentável” é justamente mais e mais preservação. Não manutenção de pessoas em área de nascentes. É tipo que nem dono de grande empresa de mídia ocupar área de ribeirinho em região de praia, sabe?

        Se for para fazer uma linha férrea, o ideal é que ela seja isolada e apenas para ligar o eixo da linha 9 novamente ao “Mairinque Santos”, pois com isso até a própria CCR quem sabe poderia usar para fazer serviços de logística e ganhar um trocado a mais. Planos de uso não faltam – já tinham falado de usar os pátios da reigão do CEASA para área de transbordo.

  5. bom se a estação varginha esta ai a mais de 10 anos para sair do papel e só agora esta saindo nos tranco e barrancos, pode colocar ao menos uns 20 anos para essa estação parelheiros, varias casas e bairros construidos no lugar onde passava os trilhos antigos, na região do varginha nem tinha tanta casa, e ja demorou bastante as desapropriações.

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