Em pré-operação desde o dia 12, o Aeromovel do Aeroporto de Guarulhos poderá ser experimentado por qualquer pessoa interessada, revelou a Aerom, líder do consórcio que implanta o sistema sobre trilhos.
A ideia, segundo relato a um jornal, é abrir inscrições a partir de fevereiro para que interessados em acompanhar os testes possam conhecer o veículo e realizar uma viagem no percurso de 2,7 km.
Até lá, o People Mover, como também é chamado, deverá passar a circular em testes também aos sábados em períodos mais longos.
Atualmente, a pré-operação se limita a 6 horas e com apenas um veículo dos três existentes.
A operação normal contará com dois trens de dois carros que percorrerão as quatro estações em 6 minutos, cada um em um sentido.

A inauguração do sistema, que substituirá os ônibus, ainda não tem data certa. Segundo a Aerom, é preciso obter uma certificação operacional para garantir a segurança.
Propulsão pneumática
O People Mover está um ano atrasado do cronograma original. Chegou-se a esperar pela estreia em agosto do ano passado e depois em dezembro. As obras e implantação de sistemas foram concluídas no final do ano.
Operado por meio de propulsão pneumática, o Aeromovel não leva motores, apenas uma vela como a de um barco que fica instalada na parte inferior e recebe ar canalizado sob pressão em um túnel abaixo dos trilhos.
A tecnologia foi inventada por Oskar Coester, um engenheiro que trabalhou na Varig e em 1970 tornou-se um empreendedor.

O Aeromovel, no entanto, só teve um projeto implantado em Jacarta, na Indonésia, e no People Mover do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – a cidade chegou a ter também uma linha de testes, já desativada.
O criador do Aeromovel, no entanto, faleceu em 2020, antes de ver o sistema estrear no maior aeroporto brasileiro.
Que pré operação de 6 horas é essa que eu não vejo acontecer? Trabalho no aeroporto e estou lá todos os dias das 7h até 18h e só vejo o trem rodar em teste sem “ninguém” além de responsáveis.
A estação no terminal 2 nem pronta parece que está, todos os dias alguém trabalhando nela.
Ultimamente, eu tenho visto o trenzinho andando aos domingos.
Tente observar ele a partir das 10h da manhã.
E o texto diz que começa mês que vem as visitas de pessoas de fora que se cadastrarem.
Existe uma ansiedade para a inauguração, mas depois todo mundo esquece e fica contente com o resultado. Que façam os testes necessários e inaugurem quando o sistema estiver confiável.
Agora, como provocação, chama a atenção os atrasos em obras, sejam elas tocadas pelo poder público ou privado, acho que há uma decadência da engenharia brasileira.
Se a operação contará com 2 trens, alguém sabe onde um passa o outro? Pois parece que toda a extensão é via singela.
É ali por cima de um estacionamento de veículos de carga que fica ao lado da entrada do Terminal 2.