People Mover do Aeroporto já conta com várias vigas lançadas

Novas vigas implantadas na região do terminal 1 (iTechdrones)
Novas vigas implantadas na região do terminal 1 (iTechdrones)

A nova ligação entre a Linha 13-Jade e os terminais do Aeroporto de Cumbica será realizada através do People Mover. Ao longo das últimas semanas as obras de implantação já tem tomado corpo, com pilares e vigas sendo implantados até o Terminal 3.

Em um novo vídeo produzido pelo canal iTechdrones é possível visualizar o avanço das obras. O modo de transporte adotado é o Aeromovel, movido a propulsçao pneumática e que utilizará trens com caixas fabricadas pela Marcopolo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Enquanto as primeiras unidades são fabricadas, em Guarulhos é possível visualizar pilares ao longo de todo o trecho. No início do traçado está sendo construída uma edificação que poderá servir de base de apoio ao novo sistema.

Chegando ao Terminal 1 o traçado realiza curvas relativamente fechadas, uma das características mais positivas do Aeromovel. Ali perto foram implantadas quatro novas vigas vazadas.

As vigas vazadas são outra característica importante do modo de transporte que utiliza uma vela, propulsionada pelo vento oriundo de ventiladores, para a movimentação dos veículos.

Uma quinta viga também pode ser observada isolada, ainda na área do Terminal 1. Por enquanto foram implantadas apenas vigas retas neste trecho.

Seguindo para o terminal 2, é possível observar pilares sendo construídos. Suas bases já estão finalizadas, sendo realizado a construção do corpo da estrutura com uma combinação de aço e concreto.

Chegando nas proximidades do Terminal 3 é possível notar a presença de mais uma viga vazada. Basicamente o traçado do People Mover está completamente delineado, sendo necessário o término dos pilares em alguns pontos.

Já as áreas onde ficarão as quatro estações permanecem sem estruturas visíveis, possivelmente por conta do consórcio AeroGRU preparar as fundações desses edifícios.

Avançando mais chega-se ao canteiro de obras onde são preparadas as vigas vazadas. Lá um conjunto de fôrmas faz a modelagem de cada modelo. As vigas retas geralmente são as mais simples.

Agora, estão sendo produzidas vigas curvas, que precisam se adaptar exatamente ao traçado ao qual foram projetadas. Estas vigas curvas, dado o traçado com raios de bastante apertados, deverão ser produzidas e instaladas com maior cuidado.

Canteiro de fabricação das vigas vazadas (iTechdrones)
Canteiro de fabricação das vigas vazadas (iTechdrones)

A previsão da conclusão do novo modo de transporte é para o começo de 2024. Até lá os primeiros trens deverão estar completos para realizarem os primeiros testes e movimentações no trecho.

YouTube video

Previous Post

Navio com o tatuzão da Linha 2-Verde já está no Brasil

Next Post
Trem Innovia 300 da Linha 15-Prata

Alstom não está suprindo peças dos trens de monotrilho da Linha 15-Prata

Related Posts