Por que a Linha 20-Rosa não se integrará com a Linha 4-Amarela na estação Faria Lima?

Estação Faria Lima não fará parte da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)
Estação Faria Lima não fará parte da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô mostrou-se bastante complexo, não apenas pela sua extensão, mas pelo seu planejamento minucioso. Entretanto, um dos aspectos que causam inquietação é o fato do novo trecho não atender a estação Faria Lima da Linha 4-Amarela.

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Era esse o ponto de conexão entre os dois ramais até pouco tempo atrás e um local naturalmente atraente diante do potencial de demanda na região.

O que a princípio pode parecer contraditório, na verdade, possui justificativas técnicas bastante importantes que foram levadas em consideração nos planos do Metrô.

Esta questão foi levantada durante a audiência pública que discutiu o estudo ambiental (EIA/RIMA da Linha 20-Rosa).

O Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, Luiz Antônio Cortez, mostrou dois aspectos que, segundo ele, inviabilizaram a integração em Faria Lima.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)
Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

Grande profundidade

Durante a análise de implantação, verificou-se que a estação de integração da Linha 20-Rosa deveria ter uma grande profundidade, tendo em vista que a estação da Linha 4-Amarela possui fundações relativamente profundas.

Neste caso, a Linha 20 cruzaria a 4-Amarela em X. Porém, o custo de implantação e a realização de transferências seria fortemente impactado, já que as movimentações verticais seriam mais notáveis. Cabe citar que, geralmente, estações mais profundas tem maior custo de implantação.

“Mas o estudo de alternativas locacionais, o estudo, até mais especificamente no caso de Faria Lima, seria necessário aprofundar demais a estação da Linha 20 para que ela passe em cruz, vamos dizer assim, com a estação da Linha 4-Amarela que está lá implantada por conta das fundações, da profundidade das fundações da estação que já está lá.“

Alternativa B1 (CMSP)
Alternativa B1 escolhida em relação ao traçado original em rosa onde é visível a presença do S (CMSP)

Traçado restritivo

Outra alternativa para a implantação da estação seria a adoção de um traçado especial. Este traçado é descrito formando uma espécie de S. Porém, a grande verticalização na região e as dificuldades técnicas para um traçado deste tipo também pesaram na escolha da alternativa Faria Lima.

“Então no projeto de diretriz, a linha 20 descrevia uma espécie de um S, passando por meio de quadras, e quadras que estão cada vez mais verticalizadas, o movimento de verticalização ali é muito acelerado, a gente não tem nenhum controle sobre isso”, acrescentou Cortez.

O executivo do Metrô disse aindaque “Ela [a linha] fazia essa espécie de S para que pudesse ficar paralela praticamente à estação da Linha 4 que lá existe. Então isso colocava uma dificuldade técnica muito grande no traçado, ou alternativamente passar com ela tão profunda que iria colocar um problema muito grave, para os passageiros.“

O site mostrou em um artigo que a escolha do traçado da Linha 20-Rosa foi realizada através de análises técnicas profundas que tiveram com pontos de julgamento escolhas multicriteriais, onde diversas facetas da linha eram observadas.

Alternativa de Referencia X Alternativa B1 e B2 (CMSP)
Alternativa de Referencia X Alternativa B1 e B2 (CMSP)

Observou-se então que, em âmbito geral, o traçado que contemplava a integração em Fradique Coutinho era mais viável do que a integração em Faria Lima. Os fatos citados pesaram de forma negativa na solução Faria Lima.

“É muito ruim para o passageiro uma integração que ele tenha que ficar dando volta em escada rolante. Então isso foi um ponto bastante negativo na avaliação multicriterial, contra a solução da integração na estação Faria Lima.”

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