Portas de plataforma da estação Vila das Belezas começam a funcionar

Estação da Linha 5-Lilás é a antepenúltima a receber fachadas de PSDs. Faltam agora apenas as estações Giovanni Gronchi e Santo Amaro para que trabalho seja concluído
Portas de plataforma na estação Vila das Belezas (Reprodução)

O Metrô de São Paulo entregou neste feriado as portas de plataforma da estação Vila das Belezas, da Linha 5-Lilás. O equipamento de segurança passou a funcionar a partir do domingo, dia 14, segundo anúncio do presidente da companhia, Silvani Pereira.

Vila das Belezas é a 15ª estação do ramal operado pela ViaMobilidade a contar com as PSDs (Platform Screend Doors) e a antepenúltima a receber as fachadas.

Agora a Bombardier prepara a entrega das PSDs em Giovanni Gronchi e Santo Amaro, mas é pouco provável que o serviço seja concluído ainda em 2021 já ainda faltam várias etapas para que essas duas estações comecem a funcionar de fato.

Evolução das PSDs

A primeira estação da Linha 5 a contar com portas de plataforma foi Adolfo Pinheiro, em agosto de 2014, já a partir de sua inauguração. A operação, no entanto, era feita de forma provisória já que na época o sistema CBTC, de controle de trens, ainda estava em implantação.

O projeto de instalação das PSDs surgiu juntamente com a expansão do ramal, contratada no final dos anos 2000. O trecho original da linha não foi projetado para receber as estruturas, por isso precisou receber reforços na plataforma para suportar o peso extra.

A meta do Metrô é que todas as estações contem com o recurso de segurança, que contribui também para evitar atrasos na operação. No início da sua gestão, o governador João Doria chegou a prometer as PSDs também na CPTM, porém, o projeto nunca saiu do papel.

Total
1
Shares
4 comments
  1. Ricardo, bom dia ! Seu texto fala que e pouco provavel que Santo Amaro e Giovanni sejam entregues ainda em 2022, mas acho que voce queria dizer ano de 2021 certo, visto que esta linha em previsao de portas de plataforma em todas as estacoes ate 2022 ??

  2. As portas de plataforma reduzem muito o risco de acidentes e foi exatamente isso que foi mostrado, se não houvesse as PSD’s ali o homem poderia ter se acidentado e consequentemente atrasado a operação, as portas também evitam acidentes como do último mês em que uma senhora já de idade entrou num túnel e acabou morta atropelada por um trem, caso parecido com de um garoto que perdeu a vida exatamente dessa forma há alguns anos, por isso a importância desses equipamentos.

Comments are closed.

Previous Post

Metrô publica vídeos da expansão sobre trilhos em outubro

Next Post

Segunda treliça lançadeira começa a ser usada na Linha 17-Ouro

Related Posts