Portas de plataforma na Linha 3-Vermelha ’empacam’ após começo acelerado

Metrô teria relatado atrasos na operação das fachadas que impactaram operação, mas companhia nega. Ramal tem seis fachadas montadas mas sem funcionar
Portas de plataforma em Patriarca (Jean Carlos)
Portas de plataforma em Patriarca (Jean Carlos)

A instalação de portas de plataforma na Linha 3-Vermelha tem avançado, mas é perceptível que o ritmo de liberação das fachadas caiu para não afirmar que de fato parou.

Responsabilidade do Consórcio Kobra, a implantação de 88 fachadas nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha teve início pela última e hoje oito delas têm estruturas instaladas, mas apenas três operando.

E mesmo essas não parecem funcionar como esperado. Em recente viagem no ramal, o site notou a demora para abertura e fechamento das portas em relação ao trem.

Sabe-se que isso deve ser resolvido quando a Linha 3 operar com o sistema CBTC, que já prevê as PSDs, como são chamadas na sigla em inglês. A estreia da tecnologia, no entanto, não tem mais prazo conhecido.

Portas de plataforma da estação Carrão sentido Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Portas de plataforma da estação Carrão sentido Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

Melhorias nos sensores

Atualmente, a abertura e fechamento ocorre por um mecanismo provisório e ele não estaria de acordo com a expectativa da companhia.

Segundo relatos obtidos pelo site, a operação estaria mais lenta do que esperado e possibilitando reflexos na operação. Conhecida por sua pendularidade e lotação, a Linha 3 é muito sensível a qualquer situação de imprevisto.

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O Metrô teria solicitado ao consórcio melhorias nos sensores de ativação das portas. Em paralelo, seguem os trabalhos de montagem das fachadas em várias estações, mas desde agosto do ano passado não ocorrem liberações para operação.

A última a iniciar serviço foi Pedro II, em agosto de 2023. Estão com as estruturas prontas desde então Guilhermina-Esperança, Carrão, Penha e Patriarca-Vila Ré. Além dela, há Artur Alvim sendo montada. Funcionam apenas Belém, Bresser, Vila Matilde (fruto de um contrato mais antigo) e a já citada Pedro II.

Portas de plataforma sendo embaladas na Coreia do Sul
Portas de plataforma sendo embaladas na Coreia do Sul (CMSP)

Duas estações prontas há vários meses

Além do contrato do Consórcio Kobra, o Metrô também possui duas estações cujas portas de plataforma foram implantadas pela empresa Alstom, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda.

A instalação física ocorreu entre o segundo semestre de 2022 e abril de 2023, mas até hoje elas não funcionam. No relatório de empreendimentos mais recente da empresa, há a informação que elas estão em “testes”.

Operação normal, segundo o Metrô

Questionado pelo site, o Metrô negou que haja algum imprevisto na operação das portas de plataforma. Segundo nota enviada ao site, “o funcionamento das portas nas estações em que os equipamentos já operam ocorre normalmente, dentro do esperado. O processo de melhorias na implantação das portas de plataforma, assim como de qualquer outro equipamento, é contínuo e faz parte do escopo de trabalho, em que aprimoramentos e adequações às características de cada estação têm que ser considerados“.

Sobre um possível atraso na liberação das fachadas para operação, a companhia justificou que “o processo de comissionamento do sistema é ainda mais complexo, por envolver rigorosos protocolos e testes para as garantias de segurança operacional e validação do produto, sem paralisar a operação da linha que funciona com baixos intervalos de circulação“.

Os testes são feitos em curto espaço de tempo, fora da operação comercial, tendo que se adequar a uma programação prioritária de manutenção – que não permitem os testes, por desenergizar a via – e de outras implantações de sistemas, como a modernização do sistema de sinalização da via (implantação do CBTC), a implantação do Sistema de Rádio Digital e implantação de fibras óticas nas vias, entre outros. Com essas premissas, o prestador de serviço tem focado na instalação física das portas, como pode ser visto nas estações Penha-Lojas Besni, Carrão, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré e Artur Alvim“, concluiu a nota do Metrô.

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5 comments
  1. Neste ritmo atual demorarão mais uns 5 anos para instalarem as portas, imaginem na linha 1 onde as plataformas são sinuosas e menores. E outra, o metrô deve sim olhar mais para estética estas portas são muito feias, nas igualmente feias estação de superfície da linha 3 até fica razoável, mas nas outras e principalmente nas bonitas da linha 2 vai ‘acabar’ com a estética das estações, já que de qualquer forma vai demorar mesmo é melhor usar portas com moldura metálica como na linha 5 e Vila Madalena ou com uma cor diferente como na linha 4.

    1. As portas são idênticas as que foram instaladas em Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, não são tão bonitas quanto as escuras da L5 e Vila Madalena mas não são absurdas assim não, não vai acabar com estética nenhuma, e as estações da L1 não são tão complexas assim, somente 7 estações da L1 tem estações em curva fechadas, um número considerável mas não preocupante

  2. é melhor que fiquem abertas do que acontecer o que aconteceu toda hora na estação Belém, no qual o maquinista precisa avisar que as portas deram problema e que é para as pessoas desembarcarem na próxima estação e voltarem gratuitamente 🤌🙄

  3. Se continuar assim, só vão terminar no começo da próxima década. Na Linha 1 a implantação nem tem previsão de começar. Isso sem contar as várias estações da Linha 2 que sequer estão no escopo desse contrato e ficarão sem portas por tempo indeterminado.

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