Primeiro módulo de porta de plataforma do People Mover de Guarulhos é instalado

Linha férrea que conectará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade terá quatro estações e deve ser inaugurada no primeiro semestre
Primeiro módulo de porta de plataforma do People Mover (Aeromovel)

Após boa parte das obras civis do People Mover do Aeroporto de Guarulhos terem sido concluídas, o consórcio AeroGRU tem focado no trabalho de implantação dos sistemas que permitirão aos veículos da Aeromovel circularem no trajeto de 2,7 km de extensão.

Um desses sistema é o de portas de plataforma nas quatro estações da linha. O primeiro módulo de fachada, inclusive, foi instalado recentemente, conforme postagem da Aeromovel em suas redes sociais.

A primeira estação a contar com parte do equipamento instalado é a que servirá o Terminal 1 do aeroporto, que fica próximo à estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM.

 

Vias já ocupam boa parte do trajeto de 2,6 km (iTechdrones)

“As portas são especialmente desenvolvidas para o sistema Aeromovel e atendem a todos os critérios de segurança e performance especificados para este tipo de transporte”, explicou a empresa.

O People Mover de Guarulhos deverá ser inaugurado no primeiro semestre deste ano e realizar a conexão dos três terminais do aeroporto com a malha metroferroviária de São Paulo.

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Ele substituirá o serviço de ônibus usado atualmente oferecendo mais capacidade e viagens mais rápidas, de até 6 minutos, com intervalos de partidas também a cada 6 minutos.

Cada veículo, com dois carros, será capaz de acomodar até 200 passageiros e malas. O embarque será feito em nível, facilitando o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e também bagagens volumosas.

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9 comments
  1. Oi Ricardo. Tem dois errinhos no texto. Um no subtítulo:
    “Linha férrea que conectará *o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade”
    E no primeiro parágrafo:
    “o consórcio AeroGRU tem focado no trabalho de implantação dos sistemas que permitirão *que os veículos da Aeromovel circulem no trajeto de 2,7 km de extensão.”
    Abraços.

  2. Boa tarde, Ricardo.
    Gostaria de sugerir uma matéria, já citou linha 13 Jade da CPTM.
    Desde o dia 8 de janeiro, um lado da Estação Aeroporto Guarulhos, encontra-se sem as telhas de um dos lados e toda chuva que possui molha parte da estação e com possibilidades reais de estragar elevadores, escadas rolantes e com riscos reais dos telhados caírem nas vias.
    Todas as vezes que passo lá não há qualquer funcionário na hora de arrumar e deixar do jeito ideal.
    Sem mais a dizer.
    Atenciosamente: Carlos

  3. Pode parecer pergunta de leigo, mas como funcionário do aeroporto ainda não entendi como vai funcionar esse sistema.
    Pelos “trilhos” montados não é possível que dois veículos trafeguem ao mesmo tempo (como o metrô), ao meu ver o tempo de espera vai ser maior.
    Existe alguma matéria aqui explicando isso por favor?

    1. Olá, Gustavo, sua dúvida é pertinente. Nós não abordamos esse assunto no site ainda, mas é uma boa sugestão. Para entender o princípio, sugiro assistir esse curto vídeo do funicular de Luxemburgo. O conceito é o mesmo, um trecho duplicado no meio do traçado onde os trens se cruzam. https://www.youtube.com/watch?v=o6ERlfZFJdU

    2. vai funcionar igual o bondinho do Rio de janeiro, só existe uma via, a mesma que sobe desce.. então como que não batem? ..resposta tem uma “puxadinho” , ou o um recuo ou uma segunda via… dessa forma um vem entra nessa vi a, e outro passa, e quem vem ao contrário, continua seguido depois que outro passar… veja os vídeos do bondinho do Cristo Redentor, que fica fácil de entender.

    3. oi!! e simples, no meio do percurso tem uma coisa chamada bypass, onde a linha fica duplicada e os dois trens passam um ao lado do outro em sentido oposto 😉

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