Primeiro trem Série 8500 da CPTM

Primeiro trem Série 8500 da CPTM

A CPTM deve receber nesta sexta-feira (03) o primeiro dos 65 trens da mais recente encomenda feita pela empresa. Quatro vagões serão entregues no sábado e os outros quatro, na próxima quinta-feira, dia 08, anunciou a página da CPTM no Facebook nesta quinta.

O trem em questão é da nova Série 8500, fabricada pela espanhola CAF em Hortolândia. A empresa produzirá outros 34 trens no total – a encomenda total inclui ainda 30 trens fabricados pela sul-coreana Rotem batizados como Série 9500 e que estão em processo de montagem num espaço provisório na IESA (Araraquara).

Primeiro trem Série 8500 da CPTM

Primeiro trem Série 8500 da CPTM

A CPTM ainda faz mistério a respeito de onde os novos trens serão utilizados inicialmente. Segundo respostas aos internautas em sua página, a empresa informou que eles serão usados em todas as linhas, o que é pouco provável na prática. Rumores indicam que a Linha 9 Esmeralda deve ficar com parte da nova encomenda e, assim liberar as séries 7000 e 7500 para complementar a frota de outras linhas.

Independentemente da distribuição, acredita-se que a nova encomenda não seja capaz de tirar de circulação os trens mais antigos da CPTM. Para complicar a situação, a Série 210o, hoje usada exclusivamente na Linha 10, tem apresentado seguidos incêndios e isso pode apressar sua aposentadoria.

Testudo

Os novos trens da CPTM chamarão a atenção pela altura elevada, obtida graças aos anteparos superiores que escondem equipamentos no teto dos vagões. Para manter o layout, a empresa optou por alongar a máscara de ambas as séries, o que os deixou ‘testudos’.

Segundo a CPTM, os trens passarão por testes nos próximos meses, quando será possível prever o início de operação.

CAF 8500 visto na linha de montagem, em Hortolândia (reprodução)

CAF 8500 visto na linha de montagem, em Hortolândia (Skyscrapercity/ MeF.S.N.)