Linha 10 Linha 13 Linha 6

Conheça a futura estação Parque da Móoca, da CPTM

Pelo atual projeto, estação ficará localizada no tradicional bairro paulistano e reunirá várias linhas de Metrô, CPTM e trens regionais
Visão do interior da Estação Parque da Móoca: plataforma dos trens regionais
Visão do interior da Estação Parque da Móoca: plataforma dos trens regionais
Visão do interior da Estação Parque da Móoca: plataforma dos trens regionais
Visão do interior da Estação Parque da Móoca: plataforma dos trens regionais

Uma megaestação capaz de concentrar algumas das principais linhas ferroviárias de São Paulo e além disso revitar uma região degradada e oferecer serviços e comércio como nenhuma outra na cidade. Assim é possível vislumbrar os planos para a futura Estação Parque da Móoca/São Carlos.

Localizada próxima ao viaduto São Carlos, na Móoca, a estação faz parte de um grande projeto que envolve a CPTM, o Metrô e os planos do futuro Trem Intercidades (TIC), do governo do estado.

As duas projeções acima, produzidas para a CPTM, mostram como pode ficar a estação, que é tratada como ‘Parque da Móoca’ pela empresa e como ‘São Carlos’ pelo Metrô. Ocupando um vasto terreno onde hoje existem galpões industriais, megaestação deve unir a Linha 10-Turquesa, a Linha 13-Jade, o trem regional entre São Paulo e Santos e a Linha 6-Laranja, nesse caso na segunda fase de expansão. Acredita-se também na possibilidade de a Linha 5-Lilás ser estendida até ela e, assim, ser uma alternativa mais direta a quem quer chegar ao aeroporto de Guarulhos.

Futura Estação Parque da Móoca terá enfase no comércio e serviços
Futura Estação Parque da Móoca terá enfase no comércio e serviços

Como mostram as imagens, a concepção da nova estação compreende uma integração mais amigável com a região, com uma espécie cobertura verde com direito a iluminação natural. Segundo um estudo divulgado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), a Parque da Móoca englobaria uma série de serviços e comércio como nunca foi feito até hoje no sistema metroferroviário paulista. A ideia é que o local tenha seu potencial explorado ao máximo já que por ela estima-se que 180 mil pessoas circularão por dia quando completamente pronta.

Empreendimentos no entorno devem aproveitar esse fluxo de pessoas e, assim, transformar a região, hoje degradada. Apesar disso, o estudo está distante ainda de tornar-se realidade. O projeto do TIC, por exemplo, ainda aguarda análise da Manifestação de Interesse Público feita por um grupo privado e também ao imbróglio da cessão das vias usadas pela CPTM, que ainda estão na faixa de domínio do governo federal.

Região onde ficará a futura estalão de integração, próxima ao viaduto São Carlos
Região onde ficará a futura estalão de integração, próxima ao viaduto São Carlos

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

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  • Essa estação não seria a São Carlos??

    Pelos mapas que vejo da provável expansão da linha laranja para a zona leste, a estação Parque da Mooca ficaria na Paes de Barros.

    Alguma informação sobre alguma estação na Paes de Barros?

    Grata!! 🙂

    • Olá! A estação Parque da Móoca e São Carlos, por enquanto, são nomenclaturas diferente para um mesmo local. O Metrô trata essa estação como São Carlos enquanto a CPTM chama de Parque da Móoca. Até virar realidade, no entanto, isso pode mudar e um nome apenas será usado.

      Quando à estação na Paes de Barros, ela seria a continuação da Linha 6 em direção à Zona Leste. O mapa abaixo mostra como pode ficar a rede na próxima década e inclui a Paes de Barros ao lado da São Carlos. Obrigado pela visita!

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