Primeiro trem da Linha 17-Ouro será entregue “em breve”, diz BYD

Aparelho de mudança de via começou a ser montado no pátio Água Espraiada nos últimos dias. Previsão oficial é que monotrilho chegue ao Brasil no 1º semestre de 2024
Primeiro aparelho de mudança de via sendo instalado no pátio Água Espraiada (BYD)

Um objetivo há muito esperado na Linha 17-Ouro está próximo de ocorrer, a chegada do primeiro de 14 trens de monotrilho ao Brasil. Em postagem em rede social, o diretor de projetos globais da divisão da América Latina da BYD, Alexandre Barbosa, revelou que a composição será entregue “em breve”.

“A BYD está se movimentando para instalar o primeiro track-switch a fim de receber o primeiro trem em breve”, afirmou Alexandre Barbosa.

A previsão está em linha com a informação divulgada pelo governo do estado meses atrás que espera pelo trem no 1º semestre de 2024. Para isso, a BYD iniciou a montagem do primeiro track-switch, um aparelho de mudança de via que está sendo instalado no pátio Água Espraiada.

A estrutura metálica está localizada no nível térreo da área de manutenção, que terá outro piso superior, na mesma altura das vias.

Módulo do track-switch sendo içado até a posição final (BYD)

A empresa chinesa não deu detalhes, mas é provável que em um primeiro momento, trem de monotrilho realize seus primeiros movimentos e testes dentro do pátio. Como há ainda muito trabalho à frente para finalizar as vias, outros aparelhos de mudança de via e boa parte da infraestrutura de alimentação e sinalização, deve demorar um pouco até que seja possível circular em trechos operacionais.

Ainda assim é um avanço enorme para uma obra tão atrasada e que já teve diversas previsões frustradas como quando a antiga fornecedora dos monotrilhos, a Scomi, chegou a divulgar um trem supostamente pronto na Malásia, mas que seria apenas uma unidade local pintada com um padrão parecido com o do Metrô.

Trem da Linha 17: “em breve” no Brasil (GESP)

Como o site mostrou dias atrás, o governo trabalha com a meta de iniciar operação da Linha 17 em junho de 2026. Ou seja, serão dois anos e meio para que todo o trabalho em curso atualmente seja concluído.

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Ao menos já é possível notar funcionários da Agis Construção trabalhando nas obras de sete estações e no pátio com a meta de finalizá-las até dezembro do ano que vem.

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4 comments
  1. Boa Tarde, tudo bem Ricardo? Enfim, a “novela” irá acabar, com um final feliz? Esperamos que sim! Seria muito bom se assim que eles divulgassem a data, vocês nos informassem também (se puder é claro). E a Estação Varginha? Alguma data, ou a mesma situação?

  2. Numa época na qual as mudanças climáticas assolam o planeta, a melhoria do transporte público parece essencial. Tanto pela abstenção do uso de combustíveis fósseis como pelo incentivo ao desuso de modais de transporte que usem meios menos econômicos da matriz energética.

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