Metrô recebe licença ambiental para mais duas estações da Linha-15 Prata

Trecho de ampliação do monotrilho em direção a Cidade Tiradentes prevê as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego
Obras da extensão da Linha 15-Prata (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as futuras estações Boa Esperança (antiga Jequiriçá) e Jacu Pêssego da Linha 15-Prata, que devem ficar prontas em 2025.

A autorização, concedida pela  Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, vale por quatro anos e está condicionada à minimização e compensação de possíveis impactos ambientais.

As obras de ampliação do trecho de cerca de 3 km começaram em julho deste ano, com as fundações dos pilares de sustentação das vigas-trilho das vias localizadas no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi, que acomodará as duas novas estações.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

A estação Boa Esperança situa-se na altura do número 2960, enquanto a Jacu Pêssego ficará perto do 4398. Além das estações, a ampliação inclui também um segundo pátio de manutenção, batizado de Ragueb Chohfi.

As obras das estações são de responsabilidade do consórcio Boa Esperança (Queiroz Galvão e MPO Soluções Ltda), que também construirá o segundo pátio de manutenção.

Por enquanto, o consórcio está focado nos projetos executivos, por isso os canteiros de obras devem ser instalados mais para o final do ano.

O consórcio CEML é responsável pelos trens, sistemas e boa parte das vias elevadas. As duas novas estações da Linha 15-Prata eram previstas inicialmente para 2024, mas o cronograma foi revisto para 2025 no início deste ano.

Maquete eletrônica das novas estações da Linha 15 (CMSP)

A ampliação faz parte do Trecho 3 do monotrilho, que foi dividido em seis blocos:

3A – Estação Jardim Colonial, já entregue;
3B – Pátio Ragueb Chohfi;
3C – Via elevada entre Colonial e o pátio;
3D – Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego;
3E – Via elevada entre o pátio e a estação Hospital Cidade Tiradentes;
3F – Estações Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A estação Jardim Colonial, inaugurada no final do ano passado, mas ainda não está completamente conectada ao carrossel de trens. Por isso, os passageiros são obrigados a desembarcar em São Mateus para seguir viagem em ambos os sentidos.

Atualmente, a Linha 15-Prata opera numa extensão de 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, mas terá 19,8 km e 14 estações, quando os novos trechos entre Ipiranga e Jacu Pêssego forem entregues, a princípio em 2025.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. O metrô de São Paulo segue em expansão, também com as obras da linha verde e linha laranja, sempre com recursos próprios, sem investimento federal. A julgar pelos planos de governo da quadrilha petista e do miliciano carioca, ficaremos a ver navios, pois ambos apenas mencionam o “trem intercidades” de forma vaga, sem nenhum projeto em curto e médio para nosso sistema de metropolitano. Haddad sequer menciona o ABC paulista, especialmente por ser birrento como é em querer boicotar uma região que enterrou seu partido e reelege PSDB no primeiro turno. Com sua mania de reinventar a roda, a quadrilha petista abandonará ou dará pouca importancia às linhas celeste e rosa, por considerar projetos do PSDB. Na prefeitura de Marta Suplicy, por exemplo, as obras de continuidade do fura fila de Pitta foram abandonadas. Coube a Serra como prefeito terminá-la e entregar de forma a integrar a mobilidade urbana paulistana, mesmo sendo obra originalmente de uma cria de Paulo Maluf. É cenário preocupante ver dois aventureiros à frente nas pesquisas. Pelo futuro da mobilidade urbana da RMSP, é de se esperar que o interior de São Paulo seja novamente o fiel da balança e pese a favor de quem mais investe mais em mobilidade urbana em todo país, sem o populismo fácil dos dois candidatos à frente hoje. Estes dois sequer sabem da importância deste tema para nossa região.

    1. Muito texto e nenhuma informação verídica, Linha 19 Celeste e Linha 20 Rosa são projetos do PSDB, são projetos do time de engenharia do metrô, partido não decide o que planejado ou não, ele decide se vai ser botado em prática ou não como foi o erro absurdo da Linha 18 Bronze.

      O trem intercidades é um dos projetos que não deveriam sair tão cedo sabendo da prioridades da cidade como o Ferroanel ou segregação de trilhos cargueiros na região central, melhoria na malha ferroviária da CPTM sem boicotes tarifários como ocorre hoje e expansão e criação de linhas de conexão na malha, nada disso tem haver com politicagem que voce teimar em trazer esse tópico pra discussão.

      1. Muito texto e nenhuma informação verídica. A linha bronze foi abandonada pelo governo do estado, pois foi retirada do PAC pelo governo federal na época da quadrilha petista e o governo do estado resolveu não bancar a linha sozinho. Haddad comentou sobre a linha bronze, mas não colocou no seu plano de governo. O carioca miliciano nem saberia encontrar a linha bronze no mapa. A quadrilha petista não continua projetos iniciado por outros partidos, isto é fato é já ocorreu em diversas prefeituras no estado de São Paulo. Por isto São Bernardo e Santo André não elegem mais este partido para prefeito. A expansão do VLT em Santos já está na segunda fase e a terceira já está sendo planejada. A Modernização da CPTM e expansão de linhas metroviarias tem sido feitas pelo governo do Estado e a politicagem que te incomoda é quando vem apenas de um lado, não é mesmo? A discussão é necessária, ou teremos um tremendo retrocesso na mobilidade em São Paulo. Se não consegue associar o contexto político ao futuro da mobilidade em nossa região, que você teima em ignorar, melhor você comprar um ferrorama e ir brincar de trenzinho….

      1. é tao burro que não percebe que defendo o estado e não um partido. Pobre você, que defende uma quadrilha política que vê em São Paulo apenas uma galinha de ovos de ouro. Deve ser difícil defender uma quadrilha que por onde passa deixa um rastro de corrupção e prefeitos mortos. Veja o caso de Santo André, meu caro. O desespero é seu, que não tem argumentos e segue fazendo ironia boba. Vai defender um partido para São Paulo que nem tem ideia do que seja mobilidade urbana apenas para ganhar um carguinho? Só rindo…

  2. Chega de PSDB em SP. O Metrô precisa avançar e com a manutenção desse governo não vejo perspectiva de melhora. Capaz de construirem a linha 19 até a ZN e deixar Guarulhos com um BRT igual estão fazendo no ABC

    1. e é a quadrilha petista que vai fazer? A mesma que assaltou os cofres público e fez o PIB brasileiro cair mas de 4% em 2015-2016, por investir em estádios de futebol superfaturados ao invés de linhas de transporte público? Cadê o metrô de Curitiba, Vlt de Cuiabá e monotrilho de Manaus prometidos pela quadrilha petista?

  3. Enquanto isso, a expansão da linha 5 até o Jd Ângela só segue na promessa. Sempre assim, as áreas próximas ao centro sempre privilegiadas. Descaso total com a população da periferia.

    1. e de onde vem o dinheiro? Não sabia que o estado de São Paulo fica com apenas 8% do que arrecada? Olhe no site da transparência federal e perceba que mesmo ficando com pouco o estado de São Paulo é o que mais investe em mobilidade urbana no país com recursos próprios.

Comments are closed.

Previous Post

Anteprojeto da futura estação Cerro Corá será licitado em setembro

Next Post

Metrô inaugura seu novo Centro de Controle de Manutenção

Related Posts