A EMTU inicia a partir do dia 9 de setembro o comissionamento operacional do Trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
Segundo comunicado da empresa, o processo se dará no trecho entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, na região central de Santos.
O processo de comissionamento deverá avaliar as condições da via permanente e da rede aérea. Na primeira etapa será realizado o lançamento do fio de contato, ajustes de geometria e isolamento elétrico.

Na parte de via permanente as equipes deverão fazer verificação do gabarito dinâmico do trem, testes de carregamento, inspeção das vias e monitoramento de ruídos.
A previsão é que as atividades sejam realizadas até o dia 15 de setembro ao longo dos 8 km de extensão do novo trecho.

A partir de 16 de setembro os primeiros trens do VLT deverão passar pela região, das 10h às 15h sem passageiros embarcados.
Durante todo o período o estacionamento de veículos será proibido ao longo das vias do VLT. Os testes deverão ser utilizados para a obtenção da Licença e Operação a ser emitida pela CETESB.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Trecho 2 do VLT da Baixada Santista deverá iniciar sua operação comercial com passageiros a partir do primeiro semestre de 2025