A CPTM deverá receber propostas para a licitação do projeto básico da Estação ABC nesta sexta-feira, 14. A nova parada a ser projetada deve prever, além da Linha 10, os serviços de Trem Intercidades para Santos e a Linha 14-Ônix.
O projeto básico é aquele necessário por legislação para que se possa licitar uma obra. É por meio dele que se obtém um vislumbre mais realista de uma estação em termos de engenharia, arquitetura e de orçamentos.

A licitação incluiu o fornecimento de todas as disciplinas relacionadas à construção da estação, além do projeto ferroviário de vias, rede aérea e sinalização. São previstos dois cenários de implantação.

O cenário 1 define que a Estação ABC receberá os serviços de trens metropolitanos da Linha 10-Turquesa além de serviços expressos, como o Expresso ABC (Expresso L10) já em operação.
O cenário 2 prevê que novos serviços sejam acrescentados. Entre eles está uma linha para o Trem Intercidades São Paulo-Santos, Linha 14-Ônix de VLT e uma via segregada para os trens de carga.

O projeto deverá ser executado por meio de modelo tridimensional de informações, o BIM. A proposta das licitantes deverá considerar uma junção de melhor técnica e preço, sendo que a nota técnica terá peso de 70% na escolha da proponente.

O projeto básico da Estação ABC é orçado em R$ 7,7 milhões e terá prazo de execução previsto para ser concluído em 18 meses.
O produto final deverá ser entregue, possivelmente, após a concessão das linhas 10 e 14, cabendo à concessionária executar as obras.
O governo do estado está preparando o edital do chamado Lote ABC Guarulhos, que deve ser levado à leilão até o final do ano.
O projeto é até interessante, só não entendi três coisas, e se alguém puder me ajudar, agradeço
O primeiro é: essas plataformas que é marcado como regional, seria do TIC Sul ? porque, não querendo jogar agua no chope de ninguém, mas acham mesmo que o TIC Sul (São Paulo-Santos) vai descer pela serra via cremalheira ? não que seria uma alternativa descartada, mas creio que também é uma definição já preparada, fora que, o certo seria conectar na estação Prefeito Celso Daniel- Santo André, acho mais viável, a não ser, claro, que de alguma forma a linha 20-Rosa atenda também a estação ABC, já que de dada maneira, o pátio de manobras vai se encontrar nessa região, poderia fazer algo próximo do que é hoje a estação Washington Luís, que fica junto ao Pátio Agua Espraiada.
Segundo é: a plataforma do TIC Sul vai ser subterrânea ? por estar debaixo da plataforma do expresso ABC (inclusive acho esse nome estranho, porque, ABC vem da conjuntura do nome das três cidades de região, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, e dentre essas cidades, a linha não passa por São Bernardo do Campo, mas enfim) é uma excelente ideia, pois com uma conexão mais rápida entre as principais estações da linha 10-Turquesa, o que ajuda tambem no fluxo de passageiros (pelo menos na região de Santo André e São Caetano Do Sul)
Terceira, esse expresso ABC vai ser mantido ? porque pelo que me lembro, tinha uma documentação que falava sobre a extinção do serviço, mas se mantivesse o serviço, sugeriria de que o atendimento fosse entre as estações (futura) Estação São Carlos/Parque da Mooca (conexão com as linhas 6-Laranja,10-Turquesa,(Investimento Contingente) 13-Jade e 16-Violeta), Estação Tamanduateí (conexão com a linha 2-Verde), Estação São Caetano Do Sul/Prefeito Walter Braido, (futura) Estação ABC (conexão com as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix) e Estação Mauá (embora essa ultima, como vai perder uma plataforma por causa da segregação ferroviária, poderiam fazer na estação Capuava), mas com a extinção do serviço, pode ser que futuramente essa plataforma seja inutilizada.
ótimos pontos
A descida da serra pela linha 10 (Via Paranapiacaba) pode ser implementada por uma segunda cremalheira a ser instalada sobre o leito da “serra nova”, que tem o sistema funicular desativado, abandonado e sucateado. A serra nova foi desativada quando a cremalheira foi inaugurada sobre o leito da “serra velha”.
Então, poderia até ser uma opção usar o leito da serra nova, se não fosse um detalhe critico: muitas das estruturas desse leito estão totalmente deterioradas, tanto que uma parte já caiu por inteiro, reconstruir esse trecho seria um custo muito mais elevado, do que se simplesmente construíssem um novo trecho ferroviário ao já existente da cremalheira, creio que não vão fazer desse modo, e se for para construir um novo trecho, creio que vão demorar um pouco mais, até obterem licenças, principalmente ao que diz respeito sobre a vila de Paranapiacaba, em Santo André
Já estão fazendo a plataforma do Trem Regional subterrânea para já ir diminuindo o desnível dos túneis que vão enfrentar ao descer a serra de Santos :).
Falando sério, acho que o que pode salvar esse projeto seria a descida ser pela nova pista da Imigrantes que vão fazer.
E sobre cremalheira, o exemplo que vem a mente é da linha Bernina, da Rhaetian Railways entre Tirano (Itália) e St. Moritz (Suíça), onde há um viaduto em espiral em Brusio e os gradientes da linha excedem implacáveis 7% (1:14). Em apenas 35 km, a linha sobe 2.000 metros.
Então, a minha duvida é se realmente vão fazer a descida pela cremalheira, porque até daria, mas teriam que usar um método construtivo que talvez (muito provavelmente) teria que fazer trechos de aterro e terra armada, fora que teriam que aumentar a trincheira que inicia a descida de Paranapiacaba até Cubatão, para construir uma segunda linha para esse serviço, fora que o sistema de sinalização tem que ser compartilhado entre a MRS Logística, para que os trens não trafeguem no mesmo tempo dos trens cargueiros, e se for isso, o melhor seria a descida pela imigrantes, o problema é que assim, o TIC Sul não irá passar pela linha 10-Turquesa, mas vamos esperar para ver o que o Estado irá decidir)