Destaques Linha 19

Projeto básico da Linha 19-Celeste deve ser contratado no ano que vem

Guarulhos deve ganhar ligação metroviária na região do Bosque Maia
Novas linhas de metrô de São Paulo serão bancadas sem dinheiro público, diz Doria. Mas não é bem assim Foto: Divulgação Metrô

Uma ligação metroviária entre São Paulo e Guarulhos deve caminhar mais passos para se tornar realidade: a Linha 19-Celeste, extensão sobre trilhos que já é conhecido há algum tempo e que no ano que vem deve ter seu projeto básico iniciado.

De acordo com publicação do jornal Guarulhos Hoje, O Metrô deve contratar os estudos prevendo o novo eixo de transporte entre a região do Bosque Maia, em Guarulhos, até uma futura estação no bairro do Bixiga, em São Paulo.

“…a futura Linha 19 está em fase de estudos. O Metrô concluiu o projeto funcional e incluiu no orçamento do próximo ano a contratação do projeto básico para a implantação do trecho Bosque Maia – Bixiga. Este projeto deverá provê detalhes aprofundados sobre a forma de construção da linha e precede os projetos executivos. Somente após a conclusão destas etapas, e com a definição das matrizes de recursos financeiros, será possível iniciar a execução das obras”, disse uma nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos ao site.

No início da década, projeções em mapas com a futura rede metroferroviária previam a Linha 19 entre Guarulhos até Campo Belo, cruzando a Avenida Paulista. Já nos mapas e informações mais atuais, a ligação sobre trilhos aparece menor, o que facilitaria sua implantação, com a redução de custos.

Seria a primeira ligação metroviária na segunda cidade mais populosa do estado, que atenderia a região central. O projeto de expansão da linha 2-Verde contempla apenas a chegada do Metrô nas proximidades da Dutra, no Shopping Internacional de Guarulhos.

Neste mês, durante uma apresentação em uma associação de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, representantes da empresa apresentaram o Plano Plurianual (PPA) da companhia entre os anos de 2019 e 2026.

Segundo a apresentação, além das atuais projetos metroviários que estão em andamento e que são prioridades da STM, a Linha 19-Celeste seria a “próxima da vez”.

A rede futura do Metrô e da CPTM
A linha 19 aparece em vários mapas futuros do Metrô ainda com traçado provisório
Leia no Lulica
Como lidar com a diferença de idade entre irmãos? 23/7/2020

Airway