Destaques Linha 19

Projeto básico da Linha 19-Celeste deve ser contratado no ano que vem

Guarulhos deve ganhar ligação metroviária na região do Bosque Maia
Foto: Divulgação Metrô

Uma ligação metroviária entre São Paulo e Guarulhos deve caminhar mais passos para se tornar realidade: a Linha 19-Celeste, extensão sobre trilhos que já é conhecido há algum tempo e que no ano que vem deve ter seu projeto básico iniciado.

De acordo com publicação do jornal Guarulhos Hoje, O Metrô deve contratar os estudos prevendo o novo eixo de transporte entre a região do Bosque Maia, em Guarulhos, até uma futura estação no bairro do Bixiga, em São Paulo.

“…a futura Linha 19 está em fase de estudos. O Metrô concluiu o projeto funcional e incluiu no orçamento do próximo ano a contratação do projeto básico para a implantação do trecho Bosque Maia – Bixiga. Este projeto deverá provê detalhes aprofundados sobre a forma de construção da linha e precede os projetos executivos. Somente após a conclusão destas etapas, e com a definição das matrizes de recursos financeiros, será possível iniciar a execução das obras”, disse uma nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos ao site.

No início da década, projeções em mapas com a futura rede metroferroviária previam a Linha 19 entre Guarulhos até Campo Belo, cruzando a Avenida Paulista. Já nos mapas e informações mais atuais, a ligação sobre trilhos aparece menor, o que facilitaria sua implantação, com a redução de custos.

Seria a primeira ligação metroviária na segunda cidade mais populosa do estado, que atenderia a região central. O projeto de expansão da linha 2-Verde contempla apenas a chegada do Metrô nas proximidades da Dutra, no Shopping Internacional de Guarulhos.

Neste mês, durante uma apresentação em uma associação de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, representantes da empresa apresentaram o Plano Plurianual (PPA) da companhia entre os anos de 2019 e 2026.

Segundo a apresentação, além das atuais projetos metroviários que estão em andamento e que são prioridades da STM, a Linha 19-Celeste seria a “próxima da vez”.

A rede futura do Metrô e da CPTM
A linha 19 aparece em vários mapas futuros do Metrô ainda com traçado provisório

Posts mais compartilhados

Airway