Projeto básico da Linha 20-Rosa tem consórcio escolhido pelo Metrô

Linha 20-Rosa
A estação Santo André será uma das paradas mais importantes da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo realizou a sessão pública de análise das propostas técnica e comercial para o projeto básico da Linha 20-Rosa nesta segunda-feira, 10. O consórcio escolhido foi o MNEPI Linha 20, que também fez a proposta mais barata, de R$ 138 milhões na soma dos dois lotes.

Agora o grupo, formado pelas empresas Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne, terá três dias para entregar os documentos e planilhas à comissão de licitação para análise. Caso os dados estejam corretos, o consórcio será habilitado e poderá assinar contrato.

Quatro consórcios participaram da concorrência, dividida em dois lotes, o Lote 1 que fará o projeto do trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais, e o Lote 2, a partir dessa estação até Santo André.

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Notas técnicas dos consórcios
Notas técnicas dos consórcios

A melhor nota técnica em ambos foi obtida pelo Consórcio Sener Setepla-Egis-Setec, mas que estipulou valores maiores que os do MNEPI Linha 20, o segundo no quesito técnico.

Na pontuação média que definiu a classificação final, o MNEPI teve 847,89 pontos tanto no Lote 1 quanto no Lote 2. O Sener Senepla-Egis-Setec atingiu 796 pontos no Lote 1 e 775,15 pontos no Lote 2.

Propostas comerciais para o projeto básico da Linha 20
Propostas comerciais para o projeto básico da Linha 20

Também participaram da licitação os consórcio L20 Projetista (Systra, GPO Sistran, Tylin, Geocompany, Outec, Estratégia, Copem e Tecnifer) e CAS L20 (Engecorps, EGT, CJC, Jugend, Tetrarq, SMZ e Tekhnikes).

Projeto básico dará subsídios para construção do ramal

Se não houver questionamentos ao resultado, o consórcio vencedor pode assinar contrato no começo do segundo semestre e então iniciar os serviços 30 dias depois da emissão da ordem de serviço. Serão 20 meses de prazo, portanto, o trabalho deve se encerrar por volta do primeiro trimestre de 2026.

Notas finais da licitação
Notas finais da licitação

Com o projeto básico será possível quantificar e detalhar a implantação da Linha 20, fornecendo subsídios valiosos para definir as características do ramal e assim preparar o edital de concessão.

A despeito disso, o plano da gestão estadual é levar a Linha 20-Rosa à leilão, possivelmente em um pacote com a Linha 1-Azul, no final de 2025, para que o contrato de concessão seja assinado e meados do ano seguinte.

 

 

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