“Protótipo” do monotrilho da Linha 17-Ouro vira “maquete” em exposição da BYD na Intermodal

O “protótipo” do monotrilho era na verdade uma pequena maquete (Jean Carlos)

A BYD SkyRail, fabricante chinesa de veículos elétricos e sistemas de transporte de massa, está participando da 27ª edição da Intermodal South América, em São Paulo. A empresa é responsável pelo fornecimento dos trens de monotrilho do “VLT do Subúrbio”, em Salvador, e da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

Nesta terça-feira, 28, dia de abertura do evento, a BYD surpreendeu ao divulgar que mostraria um “protótipo” bem similar ao monotrilho da Linha 17 em seu estande. A informação acabou repercutida por vários veículos, entre eles a Folha de São Paulo, que destacou em sua matéria que a empresa levaria o “protótipo para evento do setor em São Paulo”.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A afirmação causou estranheza já que não é comum levar veículos reais a eventos fechados como esse, ainda mais sendo o monotrilho um produto que está em testes na China.

Este site questionou a assessoria de imprensa da BYD que então corrigiu a informação. Tratava-se apenas de uma maquete em pequena escala mostrando o SkyRail, o modelo de monotrilho desenvolvido por ela. Os trens reais seguem longo do Brasil, seja o da Bahia ou de São Paulo, até onde se sabe.

A Folha acreditou na apresentação do “protótipo” (Reprodução)

O erro de interpretação da empresa é compreensível, mas talvez tenha sido uma oportunidade perdida para que a BYD mostrasse uma maquete em escala real do seu trem. É algo que faz a Marcopolo Rail com seu modelo Prosper e o que ocorreu com o Innovia 300, o monotrilho produzido pela Bombardier (hoje Alstom) para ser usado na Linha 15-Prata.

Expectativa frustrada de ver um modelo em tamanho real (Jean Carlos)

Diante das dificuldades enfrentadas pela BYD para levar a equipe do Metrô até sua fábrica em Guang’na, na China, a fim de aprovar o envio do primeiro SkyRail, mostrar um modelo em tamanho real, com um interior semelhante, poderia ter sido um bom prenúncio do que vem por aí.

E também aliviaria um pouco a descrença geral sobre o futuro da Linha 17-Ouro após mais de uma década de promessas.

O trem de verdade: em testes na distante Guang’na, na China (GESP)
Previous Post

Passagens do Metrô e CPTM poderão ser pagas via “Carteira do Google”

Next Post

Uso de máscaras no transporte público deixa de ser obrigatório a partir desta sexta-feira, 3

Related Posts