O Metrô de São Paulo recebeu nesta quarta-feira, 24, as propostas técnicas e comerciais para a licitação de desenvolvimento do projeto básico da Linha 20-Rosa que atenderá o trecho entre Santo André e Santa Marina.
O projeto básico é uma das etapas mais importantes do ciclo de vida do empreendimento. É através da conclusão desta série de trabalhos que o Metrô poderá, concretamente, iniciar o processo de licitação de obras ou concessão do ramal.
A primeira etapa da licitação se limitou ao recebimento das propostas técnicas e econômicas. O julgamento deverá levar em consideração a média ponderada entre valor de proposta e capacidade técnica. O projeto foi dividido em dois lotes, o primeiro para o trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo entre Abraão de Morais (exclusive) e Santo André.
![Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/11/16.jpg)
Será fator primordial a capacidade técnica das empresas, cujo peso equivale a 70% da nota final do consórcio. As equipes profissionais deverão atender às seguintes disciplinas:
1 – Gestão
2 – BIM
3 – Arquitetura
4 – Estruturas
5 – Geotecnia
6 – Via Permanente
7 – Sistemas Auxiliares
8 – Sistemas Elétricos
9 – Sistemas de Telecomunicações
10 – Sistemas de Sinalização e Controle.
A avaliação técnica de todos os profissionais considera os seguintes critérios:
1 – Tempo de experiência em liderança e coordenação de projetos
2 – Experiência multidisciplinar em projetos de grande porte com complexidade equivalente.
3 – Experiências específicas por disciplina
4 – Nível de pós-graduação (Latu-senso, MBA, Mestrado e Doutorado)
Os quatro consórcios participantes da licitação que enviaram propostas são:
Consórcio L20 Projetista
– Systra Engenharia E Consultoria Ltda.
– Gpo Sistran Engenharia Ltda
– Tylin Brasil Ltda
– Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda
– Outec Engenharia Ltda
– Estratégica Engenharia Ltda
– Copem Engenharia Ltda
– Tecnifer Engenharia de Sistemas Ltda
Consórcio MNEPI Linha 20
– Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda
– Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A
– Pólux Engenharia Ltda
– Intertechne Consultores SA
Consórcio Sener Setepla – Egis – Setec
– Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda
– Egis Engenharia e Consultoria Ltda
– Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda
Consórcio CAS L20 — Civil — Arquitetura — Sistemas
– Engecorps Engenharia SA
– EGT Engenharia Ltda
– CJC Engenharia e Projetos Ltda
– Jugend Engenharia e Tecnologia Ltda
– Tetraarq Arquitetura e Projetos Ltda
– Smz Consultoria em Automação e Controle Ltda
– Tekhnites Consultores Associados Ltda
Foram abertas preliminarmente as propostas técnicas e verificado o número de páginas. O consórcio que apresentou o documento mais denso foi o consórcio Sener Setepla – Egis – Setec com 388 páginas. Já a mais curta foi do consórcio Mnepi Linha 20 com 183 páginas.
![Propostas comerciais das empresas (CMSP)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/propostas-comerciais.jpg)
As documentações agora vão passar por análise técnica das equipes do Metrô que vão avaliar as notas de cada consórcio. As propostas comerciais serão abertas posteriormente e informadas pela companhia em momento posterior.
que estação é essa da capa da matéria?
Estação Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás
Imagem ilustrativa
Qual motivo desta linha não ir até o paço municipal de SBC, que não conta até hj com metro ?
Tremendo desaforo essa inflexão para Santos André, que já conta com trem.
para a população do abc essa linha já nasceu morta
mataram o monotrilho e colocaram no lugar essa aberração chamada BRT que visa dar lucro apenas ao monopolio criado pelo João dória chamado next mobilidade
pense comigo: para atender plenamente a população de são Bernardo( santo André ainda tem o trem que ajuda muito)essa linha teria que no mínimo ir até o centro de São Bernardo( o ideal seria até a área verde para atender a grande demanda da região do alvarenga)porém,o interesse político e empresarial fala mais alto,pois sobreporia as linhas da next,eliminando um bocado delas na região central de SBC,o que para o monopólio next,br7 seria intolerável
enquanto isso políticos do abc fazem campanha alegando que o metrô e a salvação da região
acorda povo!!!
Dá para atenuar um pouco do estrago se a futura linha 14-Ônix terminar no Terminal Ferrazópolis, em SBC, ao invés da Vila Luzita/Jardim Irene. Pena que nenhum dos pré-candidatos do município sequer tocam no assunto. Pelo contrário, o Alex Manente, a sobrinha do prefeito e o ex-deputado federal que conseguiu perder o mandato em meses, disputam para ver quem é o maior “papagaio de pirata” do Tarcísio (e não estou aqui falando bem ou mal do governador, que fique claro).
já que a linha é importante pro metrô, ou seria para os políticos? porque não começa pelo lado de Sto André e SBC.. ao invés de começar por Santa Marina???
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está parecendo o caso L2 , que era uma só continuação de VP Vila Prudente até a Dutra,…. Tempos depois fatiaram em 2 fases (lotes né 😏) , agora 2a fase (justamente o mais necessário) lado Guarulhos, só começa algo, quando finalizar a primeira parte.
coitada da L20 , depois de Abraão Morais , ano 2055 tá pronta..