As obras de expansão e readequação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, tiveram seu prazo de entrega postergado em quatro meses.
Antes prevista para 21 de novembro de 2026, a obra agora deverá ser concluída em 24 de março de 2027, segundo aditivo assinado nesta segunda-feira, 7.
Trata-se do mesmo ano em que o segundo trecho da Linha 6-Laranja deverá ser aberto e que inclui a ligação com a Linha 1 em São Joaquim.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A tabela de datas-marco, que estabelece a entrega de várias etapas da obra, tem agora como prazo mais longo o comissionamento dos sistemas do acesso oeste readequando.
Esse item tem 1.259 para ser concluído a partir da data de assinatura da ordem de serviço, por volta do prazo final do contrato.

Demanda de 200 mil passageiros por dia
A readequação da estação São Joaquim, que foi inaugurada em 1975 sem qualquer plano de ser conectada a outro ramal, é crucial para que a Linha 6-Laranja possa distribuir seus passageiros pela rede.
A nova linha está sendo construída pela concessionária Linha Uni, controlada pelo grupo Acciona, e deve ser ter sua etapa inicial com 15 estações entregue por volta do quarto trimestre de 2027.
A despeito de o novo prazo ser próximo dessa data, a entrega de áreas mais cruciais pode ser feita no ano anterior.
Segundo o Metrô, são esperados cerca de 200 mil passageiros por dia quando a ligação começar a funcionar, ou quatro vezes mais do que hoje.
