‘Ruínas’ da Linha 17-Ouro começam a ficar com cara de obra concluída

Prédio administrativo da Linha 17-Ouro: outra 'cara' (GESP)
Prédio administrativo da Linha 17-Ouro: outra ‘cara’ (GESP)

Circular pelas avenidas Washington Luis e Roberto Marinho, na região sul de São Paulo, foi por muitos anos se acostumar às “ruínas” da Linha 17-Ouro.

O ramal de monotrilho, que começou a ser construído em abril de 2012 com a fictícia meta de inauguração em 2014, passou por tantos problemas e construtoras que “apreciar” estruturas abandonadas no tempo se tornou corriqueiro.

Há pouco mais de um ano, no entanto, o cenário começou a mudar e nos últimos meses essa transformação está ganhando velocidade à medida que a linha metroviária se aproxima da sua estreia em junho de 2026.

Uma imagem publicada pelo governo do estado na semana passada dá a exata medida desse novo panorama.

Vigas-guia no piso superior do pátio (GESP)
Vigas-guia no piso superior do pátio (GESP)

Feita por um drone, a foto mostra o Pátio Água Espraiada, onde os 14 trens da BYD será mantidos, e também a estação Washington Luis.

Ao menos três pontos chamam a atenção. O primeiro ao fundo é o lançamento das vigas-guia no piso superior do pátio pelo método de treliça lançadeira (estruturas na cor laranja).

Já é possível ver várias vias de estacionamento instaladas para um trabalho que teve início há poucas semanas.

À direita, nota-se também a via em rampa que permitirá ao monotrilho subir e descer de nível. Ela importante para que os testes tenham início na área operacional a partir de janeiro de 2025.

Estação Washington Luiz 'abraçada' pela estrutura metálica
Estação Washington Luiz ‘abraçada’ pela estrutura metálica (GESP)

Metal e vidros

As outras estruturas que estão passando por uma metamorfose são o edifício administrativo da Linha 17 e a estação ao seu lado.

O primeiro passou a receber os vidros da fachada frontal, conferindo uma nova impressão à construção.

Já a estação Washington Luis ganhou bastante atenção da construtora Agis, responsável pelas obras civis. Com suas plataformas laterais, a parada não antecipava como ficará atraente.

A enorme cobertura metálica ‘abraçou a estrutura em concreto e já recebeu boa parte do telhados e vidros no eixo central. Ainda resta a instalação da longa passarela, mas o avanço é bastante impressionante.

Cronograma de implantação da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)
Cronograma de implantação da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

Nove meses para conclusão das obras

A despeito de um aditivo que prorrogou o prazo em cinco meses, as obras civis da Linha 17 têm previsão de serem concluídas em agosto de 2025.

Portanto, um período de nove meses para que a Agis acabe com todos os resquícios do triste passado do ramal de monotrilho.

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