Sem Operador: Novos trens da Linha 19-Celeste serão totalmente autônomos

Trens da Linha 19-Celeste não terão condutor (Jean Carlos)
Trens da Linha 19-Celeste não terão condutor (Jean Carlos)

A construção da Linha 19-Celeste entre Bosque Maia e Anhangabaú demandará o aumento da frota de trens por parte do Metrô de São Paulo. O ramal deverá ter 31 novas composições exclusivas.

Os novos trens da Linha 19-Celeste deverão ser equipados com tecnologia de ponta e já inclui em seu projeto a operação totalmente desassistida por operadores e funcionários. É o chamado UTO (Unattended Train Operation).

Cada trem será composto por seis carros fabricados em aço inoxidável. Cada composição terá 220 assentos e dois espaços para cadeiras de rodas. A capacidade dos trens será de 1523 passageiros (6 pass/m²) e 1957 passageiros (8 pass/m²).

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)
Novos trens serão de aço inox (Jean Carlos)

As composições terão passagem livre entre os carros, permitindo a distribuição de passageiros sem a necessidade de sair do trem. A bitola utilizada será a internacional de 1,435 m e alimentação via catenária com 1500 Vcc com conexão por pantógrafo.

A composição será equipada com sistema de sinalização CBTC de bloco móvel. O trem terá consoles compactos nas extremidades permitindo a condução automática, semi-automática (MCS) e manual em caso de necessidade.

CBTC vs ATC
CBTC é um sistema de controle de trens mais capaz que o ATC

A velocidade máxima dos trens será de 80 km/h com aceleração de 1,12 m/s². O tempo para se atingir a velocidade máxima será de 33 segundos em condição de 8 pass/m²

A carga máxima do trem será de 17 toneladas por eixo em condição limite de 10 pass/m². Este requisito tem sido adotado nas novas composições do metrô que terão como característica um baixo peso.

Nova geração de metrôs (CRRC)
Nova geração de metrôs (CRRC)

A compra dos novos trens ainda não tem previsão de ser realizada. Atualmente a Linha 19-Celeste segue na contratação do projeto executivo e obras civis que poderá ser formalizada ainda primeiro semestre de 2025.

Veja as características técnicas dos futuros trens da Linha 19-Celeste

  • Nível de automação do Material Rodante (IEC PAS 62267) UTO – GOA4 (Nível 4) (Unattended Train Operation), o qual é caracterizado pela ausência de condutor e de atendente a bordo do trem.
  • Estrutura da caixa e chapa de acabamento em Aço Inox
  • Tensão (nominal) de alimentação elétrica por catenária em 1.500Vcc
  • Quantidade de eixos no trem: 22 eixos motorizados e 2 eixos livres, sem tração e freio
  • Console nos carros de Extremidades Carro A – Console escamoteável
  • Bitola nominal do rodeiro: 1.435 mm
  • Modos de Operação: Automático (CBTC), MCS e Manual.
  • Carga máxima por eixo com carregamento (AW5): 17,0 toneladas
  • Aceleração nominal de partida: 1,12 m/s²
  • Aceleração de retomada para V ≥ 85 km/h: ≥ 0,20 m/s²
  • Frenagem de serviço nominal (elétrica): 1,20 m/s²
  • Frenagem de serviço nominal (atrito): 1,20 m/s²
  • Frenagem de emergência nominal: 1,50 m/s²
  • Velocidade operacional máxima: 80 km/h
  • Velocidade máxima (projeto): 90 km/h
  • Tempo máximo até atingir 80km/h a partir do repouso (AW4): 33 s
  • Capacidade de transporte para carregamento AW3 / AW4. Considerar para cálculo de capacidade de transporte, de acordo com a norma NBR 12757, os assentos normais, preferenciais, dois obesos e dois cadeirantes: 1.523 / 1.957 passageiros (sentados + em pé)
  • Quantidade mínima de assentos: 220 assentos + 2 cadeiras de rodas
  • Rampa máxima da via (*): 5,0 %
  • Raio mínimo de curva horizontal no pátio: 100 m
  • Raio mínimo de curva horizontal nas mudanças de vias – AMVs: 190 m
  • Raio mínimo de curva horizontal na Via Principal: 300 m
  • Raio mínimo de curva vertical da via principal: 500 m
  • Superelevação máxima: 150 mm
  • Largura mínima da passagem entre carros (“Gangway”): 1.500 mm
6 comments
  1. É pra comemorar? Era melhor termos um Governo do estado sem governador, quem sabe? Automatizado.

    1. Sim, trens com UTO são mais seguros e mais previsíveis, sem contar que esses trens podem ter tempo de intervalo muito menor por ser autônomo.

      E o governo estadual sem governador, seria melhor já que nada vai passar no mandato inteiro, zerando a corrupção e zerando a chance de piorar a vida da população, tornando tudo mais previsível.

    2. O ideal seria termos trens à vapor com maquinista e foguista como era no metrô de Londres no século XIX?

      Ou então trens com maquinista e auxiliar para fechar as portas como era no Metrô de Nova Iorque nos anos 1970?

      Mais um pouco, para não perder empregos, deveriam trocar as catracas por um fiscal responsável por verificar os bilhetes de cada passageiro dentro de cada trem, como era feito no início da Fepasa.

      Tarefas repetitivas são feitas de forma mais eficiente por máquinas.

  2. Linha 19 – Celeste com 15 ESTAÇÕES terá necessidade de 31 TRENS desde o princípio.

    A Linha 4 – Anarela com 11 ESTAÇÕES possui 29 TRENS.

    Mas a Linha 6 – Laranja e suas 15 estações só precisarão de 22 trens?

    Quem está sendo corrupto nessa história? Pois esses números não batem.

    1. Sem entrar no mérito da discussão de que se a quantidade de trens para cada linha será ou não suficiente; no caso, a Linha 19 precisará de mais trens do que a Linha 6, pois além de a L19 ter cerca de 2 km a mais (apesar do mesmo número de estações), ela também tem previsão de ter maior carregamento de passageiros (por hora de pico em um mesmo sentido de deslocamento) do que a L6.

      Daqui a alguns anos, a L4 terá 13 estações (e +3 km), mas vai continuar com os mesmos 29 trens.

      A L5 tem 17 estações (em 20 km), mas conta com apenas 26 trens operacionais. Só que, neste caso, a gente já sabe bem o que acontece nas horas de pico (devido à frota escassa).

  3. Estão se preocupando se os trens do metrô da futura linha celeste, que ficara pronta por volta de 2040, terá ou não condutor. Affff

Comments are closed.

Previous Post
Estação Suzano voltará a ter serviço especial da Linha 11-Coral (Jean Carlos) (1)

Linha 11-Coral terá alterações operacionais a partir desta sexta-feira, 4, na região de Suzano

Next Post
Plataformas da estação Ambuitá

Estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante, é inaugurada nesta sexta-feira, 4

Related Posts