O elogiado Serviço 710, que integra a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser encerrado em setembro, afirmaram alguns veículos de imprensa, mas sem citar fontes.
Este site questionou a CPTM sobre a data, mas recebeu como resposta um texto que não cita um prazo para o fim do serviço.
“Com a reestruturação, a Linha 7-Rubi passará a operar no trajeto Jundiaí/Palmeiras-Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa fará o trajeto Luz/Rio Grande da Serra. A CPTM iniciou, em dezembro de 2024, a operação assistida da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, como uma das opções para atender aos passageiros da Linha 7-Rubi, que também vão contar com o Expresso Aeroporto e a Linha 3-Vermelha do Metrô“, disse a companhia.
O encerramento do Serviço 710 já era previsto desde que o governo decidiu leiloar a Linha 7 dentro do contrato de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas).
Como a Linha 7 passará a ser operada pela iniciativa privada, não será possível mais que os passageiros utilizem apenas um trem até Rio Grande da Serra e vice-versa.

Além da separação da Linha 10-Turquesa, que continuará nas mãos da CPTM, a Linha 7 também será encurtada, circulando entre Jundiaí e Barra Funda em vez de seguir até a estação Luz.
Para seguir viagem no trecho Barra Funda-Luz, os passageiros terão como opção a Linha 11-Coral justamente a partir de setembro, quando a CPTM espera concluir a operação assistida.
TIC Trens assume a partir de novembro
A transição da operação da Linha 7-Rubi entre CPTM e TIC Trens teve início no final do ano passado e deve durar até 26 de novembro, quando a concessionária assumirá a operação.
Esse prazo pode mudar já que o contrato prevê que a fase seja estendida caso o processo ainda não esteja completamente seguro.
Pelo que se desenha, portanto, a CPTM deve apenas esperar pela operação plena da Linha 11 em Barra Funda para encerrar o Serviço 710, algumas semanas antes de repassar a Linha 7 à TIC Trens.