Serviço entre Sorocaba e Ribeirão Preto desponta como 5º Trem Intercidades de São Paulo
Eixo já apareceu em estudos anteriores, mas foi citado pelo secretário de Parcerias em Investimentos como próximo projeto após os quatro atuais

Não é de hoje que são conhecidos os quatro projetos de trens regionais propostos pelo governo do estado de São Paulo.
São eles o Trem Intercidades Eixo Norte, entre a capital, Jundiaí e Campinas, o TIC Eixo Oeste, até Sorocaba, o TIC Eixo Leste, até São José dos Campos e o TIC Eixo Sul, com destino à Baixada Santista.
Mas a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) já planeja ampliar a malha de trens regionais no estado nos próximos anos.
Como mostramos aqui, há várias ferrovias em estudos e o mais interessante, sem que atendam a capital paulista.
São eixos onde já circularam trens de passageiros, mas que o poder público abandonou nas últimas décadas.

Triângulo ferroviário
Mas afinal qual pode ser o 5º Trem Intercidades do estado? O secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, revelou um favorito.
Trata-se do serviço entre Sorocaba e Ribeirão Preto, passando por Campinas. A informação foi compartilhada por Benini durante entrevista ao Podcast Expo ESG semanas atrás.
“Depois temos o TIC que sai de Sorocaba, passa por Campinas e vai até Ribeirão Preto e assim por diante”, disse o secretário.
Uma nova ferrovia ligando as duas cidades criaria uma espécie de “triângulo ferroviário”, cobrindo Sorocaba, Campinas e São Paulo.

Ainda de acordo com ele, o governador deu aval para que todos os novos projetos de trens regionais usem bitola larga (1,60 m) em vez de recuperar a bitola métrica, que foi usada em boa parte das ferrovias do estado.
“Vai custar um pouco mais caro, mas vamos fazer com bitola larga para tornar interoperável”, teria dito Tarcísio, segundo Benini.
Não há, contudo, uma previsão clara e mesmo se os planos um dia sairão do papel já que os projetos avançarão por vários mandatos.
sonhar com um “ferroanel” de passageiros provavelmente è demais, mas uma opção de Campinas para São José dos Campos para isso misto de média velocidade seria bem interessante.
pena que não sairia em nossas vidas…
Não há demanda que sustente esse “serviço”.
Ao propor a criação de serviços altamente deficitários, Tarcísio vai colocar em risco a existência da rede de transportes públicos já existente.
Aqui em São Paulo temos o encantador de serpentes, o palhaço do circo a mula sem cabeça o saci perere e o Tarcísão (vendedor de ilusões). rssss
Bem a ideia de voltar os trilhos Intercidades é ótima, SP a Campinas sempre teve esse trecho EFSJ até Jundiaí e depois a V8 da Paulista levava até Campinas e daí em diante. SJC o gigante do Vale do Paraiba coberto pela antiga Central do Brasil agora o seguinte: não podem cobrar passagens a preço de voos domésticas que daí não vinga. O transporte ferroviário tem que se barato. E agora a Cometa, Lira, Reunidas, 1001, Breda, Ultra etc etc vão aceitar se boa isso? Porque viagem de ônibus nesses trechos do trem vai cair.