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Show do cantor Bruno Mars faz estações da Linha 4-Amarela baterem recordes

Público que utilizou as estações São Paulo Morumbi e Vila Sônia fez ramal de metrô ter seu maior movimento no pós-pandemia

Estação São Paulo-Morumbi
Estação São Paulo-Morumbi

Os esquemas especiais que passaram a ser feitos pelas operadoras de linhas metroferroviárias em São Paulo para atender eventos de grande público tem se tornado comuns e atraído uma grande demanda.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, revelou que os shows do cantor Bruno Mars, que ocorreram no Estádio do Morumbi dias atrás proporcionaram a quebra de recordes de passageiros no ramal.

Segundo a empresa, 757.752 passageiros utilizaram a linha em 8 de outubro, ou 10% mais do que a média de agosto. Foi também o maior movimento desde o início da pandemia.

As estações próximas ao estádio registraram um enorme aumento de demanda. A estação Vila Sônia recebeu 52.824 pessoas na terça-feira da semana passada.

Posto de Controle Integrado dentro do Estádio do Morumbis
Posto de Controle Integrado dentro do Estádio do Morumbis

Já a estação São Paulo-Morumbi, a mais próxima do local dos shows, recebeu 211 mil usuários nos seis dias do evento, aumento de 102%.

Para se ter uma ideia, Vila Sônia recebeu em média por dia 49.270 passageiros em agosto. São Paulo-Morumbi, por sua vez, teve uma média de usuários em dias úteis de 25.160 pessoas no mesmo mês.

Para coordenar o trabalho da operação especial, a ViaQuatro e o São Paulo Futebol Clube instalaram uma operação no Posto de Controle do Estádio do Morumbi.

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Heloisa
Heloisa
7 meses atrás

Esse aumento deixou claro falhas da linha 4. As catracas não foram feitas para um grande fluxo de pessoas. O tempo de abertura e fechamento é muito devagar quando há um grande número de pessoas, e as câmeras demoram muito para ler os QRcodes dos celulares principalmente (sei que é difícil mas talvez seja possível calibrar). Depois de mais de 15min para passar nas catracas, o resto da estação estava “vazio”, sobrando até lugares vazios no trem.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
7 meses atrás
Responder para  Heloisa

Shows como esse são eventos bastante esporádicos. É difícil projetar uma estação para grandes fluxo de pessoas além do que é normal. Já estive em um evento em Londres e aconteceu a mesma coisa na estação Hyde Park. O que é preciso nesses casos é recrutar e treinar pessoas para fazer o trabalho de organização e controle do fluxo quando houverem esses eventos.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
7 meses atrás

Bateram recordes mas a organização não foi das melhores. Fecharam o acesso da estação São Paulo – Morumbi para o Terminal de Ônibus, obrigando os “usuários comuns” que precisavam de integração a se deslocar a outros acessos. O acesso da Francisco Morato sentido bairro também estava fechado. Apenas o acesso da pista sentido Centro funcionava e adivinha: longas filas e empurra-empurra para entrar

Felipe C.
Felipe C.
7 meses atrás

Concordo ctg, aliás na L5 eu sei que iam aumentar a frota, acho que atualmente uns 30 trens de 34 (4 frota F estão retidos por questões de modernização pra CBTC) com a expansão a frota ficaria com 40 trens acho. Na L4 optaram por enquanto em não aumentar a frota atual de 29 trens (14 Rotem F1 e 15 Rotem F2), com a expansão pra Taboão da Serra.

DEF
DEF
7 meses atrás

Pois é. O segundo distrito mais populoso da capital não ter demanda pra metrô pesado é algo totalmente sem sentido.

Não tem demanda pra Jardim Ângela porém existe para a manutenção da Linha 2 entre Consolação e Cerro Cora? Ou manter a Linha 10 indo ate Rio Grande da Serra, mesmo com o grosso da L10 indo so até Mauá?

Quem vê pensa que pra essa extensão fazer sentido, tem de ser superlotada.

Ivo
Ivo
7 meses atrás

O pátio Vila Sônia está em projetos do Metrô desde os anos 1990.

Já o Jardim Ângela nunca apareceu em projeto algum do Metrô até ser enxertado por políticos em 2012.

A diferença está aí.

Enquanto vocês defendem metrô em área sem demanda, regiões com demanda ficam com seus projetos parados por falta de recursos.

Marcus
Marcus
7 meses atrás
Responder para  Ivo

Jardim Ângela sem demanda… quando a demanda é mesma da Vila Sônia.

Santa contradição…

Ivo
Ivo
7 meses atrás
Responder para  Ivo

Mas o dinheiro para começar a Linha 19 se perde na extensão sem sentido para o Jardim Angela.

Vocês se contradizem.