Sinalização ainda impede ampliação da operação na estação Varginha
Concessionária ViaMobilidade pretende expandir horário de funcionamento assim que testes forem concluídos

Inaugurada no final de janeiro, a estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, permanece em operação assistida, funcionando apenas entre 10h e 14h de segunda a sexta-feira.
A oferta limitada de viagens, agravada pela circulação isolada do único trem a percorrer o trecho a cada 15 mijnutos, impede que a demanda de passageiros cresça, como é previsto.
O governo do estado afirmou na época da inauguração que o horário de funcionamento de Varginha seria ampliado gradualmente, à medida que os testes e obras remanescentes fossem concluídos.
O site MetrôCPTM questionou a ViaMobilidade, operadora do ramal de trens metropolitanos, que revelou o motivo pelo qual a estação segue com funcionamento restrito.

A concessionária afirmou que aguarda o fim dos testes do sistema de sinalização para ampliar o horário de operação até atingir todo o período comercial, ou seja, das 4h à meia-noite.
A ViaMobilidade, no entanto, não forneceu qualquer prazo para que isso ocorra.
Em abril, dado mais recente disponibilizado pela empresa, embarcaram em média por dia apenas 190 passageiros em Varginha. A vizinha Mendes-Vila Natal recebeu diariamente mais de 32 mil usuários diariamente.
Veja nota enviada pela concessionária:
“A ViaMobilidade informa que a Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, permanece no horário de operação assistida, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 14h, com intervalos de 15 minutos. A empresa aguarda a finalização dos testes no sistema de sinalização para ampliar gradualmente o horário de funcionamento da estação até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. A empresa reitera que, durante esse período, não há cobrança de tarifa e um trem circula exclusivamente no trecho de 1,8 km entre as estações Varginha e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.”
Duas suspeitas:
1 – isso não é relativo também a questão da troca de sinalização dos trens? Já que vão implantar o novo sistema de sinalização de segurança, provavelmente já vai implantar inclusive na nova estação.
2 – O terminal de ônibus foi concluído? Pode ser uma ação política retardar a operação plena pois aguardam o fim da conclusão do terminal de ônibus, dado que assim é mais garantido que a linha tenha uma operação sem pessoas pegando ônibus e concorrendo.
1 – É pela falta da sinalização mesmo, Mendes também foi entregue às pressas sem a conclusão do ATO (e também da subestação do Jd. Manacá, próximo da estação) e demorou meses até operar de forma plena, sem lentidão.
2 – Não necessariamente. O terminal ainda levará um bom tempo até a conclusão. Tirando as troncais do Varginha atual, não tem lá muita concorrência. Quem usa o trem vindo das linhas da Paulo Guilguer (Itajaí, 7 de Setembro, Noronha e afins) já vai embarcar na estação direto, quem vem de Parelheiros baldeia na 6003/21 até a Mendes, como já é hoje.
Muitissimo grato, Marcus. 🙂 Só espero que concluam logo.
Percebe-se uma falta de vontade em fazer funcionar ou ao menos expandir o horário, uma vez que o funcionamento ocorra em apenas 4 horas por dia. E nas demais horas? Ninguém trabalha? Sem falar que o pátio nem está com a rede aérea completa…Definitivamente GESP empurrando para 2026 como vitrine eleitoral.