Metrô de SP amplia atendimento terceirizado em estações

Aditivo assinado com a empresa Works prevê expansão de mais de 2 mil postos de serviço. Valor do contrato subiu R$ 9,5 milhões

Funcionários terceirizados na estação da Luz (Jean Carlos)

O atendimento aos passageiros feito por pessoal terceirizado irá ser ampliado pelo Metrô de São Paulo.

A companhia assinou um aditivo contratual com a empresa Works Construção e Serviços que estabelece uma ampliação de 662 posots de serviço de nível 1, também chamado de agente de atendimento.

Originalmente havia uma quantidade de 8.580 desses postos e agora eles passarão a ser de 9.242 postos. A nomenclatura usada no contrato evita citar ‘empregados’, possivelmente por questões legais.

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A Works foi contratada para preencher esses postos e por isso não há menção a quantidade de pessoas lotadas nessas funções.

Esses funcionários terceirizados têm assumido tarefas mais simples como atuação em bloqueios, plataformas, trens e na organização do fluxo de embarque e desembarque. Mas também são acionados em situações mais complexas com apoio de funcionários do Metrô.

Funcionários terceirizados assumiram funções de atendimento nas estações (Jean Carlos)

Além de ampliar a presença desses agentes, o Metrô também incluiu 1.350 postos de serviço básico e 72 postos de nível 2, chamado de supervisor de atendimento, ambos no período noturno.

O contrato, antes orçado em R$ 51,4 milhões, foi majorado em R$ 9,5 milhões, chegando a R$ 60.899.145,97. O prazo foi mantido em 34 meses.

A Works assumiu o serviço em janeiro do ano passado, portanto, ela deve ficar à frente do contrato até novembro de 2026.

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Guile
Guile
6 dias atrás

Olha o esquema …

Ivo
Ivo
6 dias atrás

Não tem esquema, Guilherme.
É fato que a mão de obra terceirizada é mais barata que a própria.E não dá para o metrô se manter pagando salários altos para cargos de ensino médio.

kiritsu
kiritsu
5 dias atrás
Responder para  Ivo

Experiência profissional conta mto tbm nessas funções, n é pq só é exigido ensino médio q n é trabalho que exige da pessoa, é uma alternativa boa pro metrô como empresa mas é péssima pro trabalhador que vai ter que aceitar salários minúsculos pra lidar com cargas altas de trabalho e estresse especialmente nos picos

Ivo
Ivo
5 dias atrás
Responder para  kiritsu

Experiência profissional em que? Considerando que até então o Metrô só exige ensino médio nos concursos, a experiência profissional é irrelevante. E será que o salário do mercado é pequeno ou o da Companhia do Metropolitano é irreal para a sociedade?

O modelo de estatal pagando salários muitas vezes mais alto que o mercado é insustentável.

Guile
Guile
5 minutos atrás
Responder para  Ivo

Vc já viu quanto que o metrô paga por funcionário terceirizado para empresa e quanto ele recebe na prática?

Você está preocupado com o salário do metroviário, deveria estar preocupado com os montantes bilionários que o governo Tarcísio está jorrando nesses contratos de concessão e PPP. Isso sem contar as emendas parlamentares. mas o que te incomoda sempre é o trabalhador , né capitão do mato?