O governo do estado está debruçado em tirar do papel quatro projetos de Trem Intercidades em São Paulo e que estão em gestação há vários anos.
O primeiro, o TIC Eixo Norte (SP-Campinas), já tem contrato assinado e a concessionária responsável, TIC Trens. A previsão é que o trem regional (expresso) comece a operar em 2031.
O segundo será o TIC Eixo Oeste (da capital até Sorocaba) e que terá os trâmites para o leilão ocorrendo neste ano. Na sequência virão o TIC Eixo Leste (até São José dos Campos) e o mais desafiador TIC Eixo Sul (para Santos).

Mas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já trabalha para que os trens regionais sejam implantados em outras partes do estado. São sete projetos que já fazem parte oficialmente dos estudos.
O site MetrôCPTM mostrou a maior parte deles em novembro passado, mas há outros projetos incluídos.
São eles o Trem Intercidades Campinas-Araraquara, São José dos Campos-Taubaté e Santos-Cajati.

Volta da ferrovia na Baixada Santista e Vale do Ribeira
O primeiro sugere aproveitar o eixo ferroviário que passa por cidades como Sumaré, Limeira, Rio Claro e São Carlos até chegar à Araraquara.
A extensão entre São José dos Campos e Taubaté é pequena e totalmente viável após a primeira fase do TIC Eixo Leste.
Já o terceiro trata-se do resgate da antiga ferrovia Santos-Cajati, que ligava a Baixada Santista ao Vale do Ribeira.

Esse projeto teria um grande potencial turístico além de ajudar a região a se desenvolver. A ferrovia, que operou com passageiros até 1997, foi desativada em 2003 também para o transporte de cargas.
Além dos citados, a gestão estadual planeja o Trem Intercidades Marília-Sorocaba, passando por Botucatu e Bauru, o serviço Sorocaba-Campinas via Itu, Salto e Indaiatuba, e o Campinas-Ribeirão, com uma extensão até Franca.
Contudo, com tantos empreendimentos na fila para serem leiloados, é de se esperar que esses projetos de trens regionais só sejam viabilizados a partir da próxima década.