Tarifa do Metrô e CPTM permanecerá em R$ 4,40 em 2023

Governador eleito Tarcísio Freitas chegou a acordo com prefeito da capital, Ricardo Nunes, para que não ocorra um reajuste no preço da passagem
Bloqueio de estação do Metrô (foto)

A tarifa do sistema de trens de São Paulo, que inclui as linhas do Metrô e da CPTM, será mantida em R$ 4,40 em 2023. A informação foi confirmada pela assessoria do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira, 28.

A manutenção do valor ocorre em sintonia com a Prefeitura de São Paulo, como é tradicional. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) comunicou a decisão, justificando que “existe uma questão de retomada econômica de quase que pós-pandemia, a gente precisa retomar a economia, com a economia quente, a gente vai poder diminuir as desigualdades sociais dando emprego e renda para as pessoas. Nesse contexto social, econômico e ambiental, a prefeitura manterá a tarifa em 4,40”.

Com isso, serão três anos sem reajustes, o que se refletirá em maiores repasses para cobrir o rombo no sistema. A última vez que a tarifa foi majorada ocorreu em janeiro de 2020, pouco antes da pandemia do Covid-19, que derrubou a demanda de passageiros no transporte público.

Desde então, o Metrô e a CPTM têm solicitado ao governo do estado recursos financeiros para quitar seus compromissos. O Metrô chegou ao final de 2021 com um prejuízo de R$ 1,7 bilhão enquanto até setembro a companhia já havia acumulado um déficit de R$ 916 milhões.

Além da falta de reajuste, as duas empresas públicas estão com dificuldades para receber os valores das tarifas já que o governo estadual e a prefeitura criara um sistema de compensação por conta do bilhete único que prioriza o repasse às operadoras privadas.

As dificuldades em manter o sistema de transporte público em operação tem motivado movimentos que propõem estabelecer a tarifa zero, cujo custo seria bancado pelos contribuintes como um todo.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. É muoto simples; privatiza TUDO !!!
    a via mobilidade está sofrendo e mostrando pra gente a herança maldita nas linhas 8 e 9..todo começo é dificil..depois vem a evolucao, o investimento..a busca pelo lucro pelas acoes..e o reinvestimento

    tem que quebrar esse sistema de repasse para os empresarios de onibus..tem que sentar com eles, mostrar as oportunidades, redesenhar rotas de oinibus..conceder terminais e obras de corredores, onibus 3 andares no centro sp…nao faz sentido ficar repassando valores pra empresas privadas…tem que melhorar evasao..muita gente pulando catracas mesmo de metro e onibus…esses seguranças trabalharem real..diminuir preços de locacao comercial dentro das estacoes e terminais…..tem jeito…falta vontade

    1. É justamente a privatização que causa o rombo gigantesco que temos no transporte público.

      As linhas 8 e 9 são o pior exemplo que temos de privatização. Custam mais pro estado, ofertam um serviço de péssima qualidade, geraram um desequilíbrio de salário entre base e diretoria,e ainda tem todo um arranjo jurídico que dificulta qualquer tomada de decisão penalizadora para com a concessionária.

      1. A “privatização” feita no país é o de “conceder”, é isso que causa o tal “rombo”.

        Se fosse puramente privado, os prejuízos seriam totalmente privados. Mas os políticos e seus amigos empresários não gostam disso, então prefere concessão, onde eles repartem os prejuízos e ainda não paga os direitos trabalhistas, deixando para o próximo concessionário resolver, que então, repete o mesmo processo, como ocorre nas linhas de ônibus.

        Por isso também que as investigações e penalizações são “dificultosas” pois há políticos no meio.

  2. Desde quando a privatizaçao do metro e cptm melhoraram algo? Que eu saiba o serviço das linhas privatizadas da CPTM só pioraram. Além disso a satisfaçao dos usuarios com o serviço prestado pelo metrô sempre foi muito alta. Vamos analisar antes de ficar falando groselha a torto e a direita.

  3. Somente o aumento de tarifa não adianta. O sistema de transporte é deficitário no mundo todo. O próprio secretário de privatização em MG falou isso.

  4. Eu gostaria de os governos se unissem e implementassem aquela ideia de alimentar as estações pelo próprio sistema de catenária. Acho que daria para reduzir uns R$0,40 da tarifa.

Comments are closed.

Previous Post

Durante 2022, demanda da estação Jardim Colonial quintuplica

Next Post

Metrô conclui montagem das portas de plataforma da estação Corinthians-Itaquera

Related Posts